Vôlei Renata apresenta novo elenco de atletas e anuncia mudança no nome

13/07/2017 - 18:11

O prefeito Jonas Donizette e a primeira dama, Sandra Ciocci, participaram, na tarde desta quinta-feira, dia 13 de julho, da apresentação do novo time de vôlei de Campinas que, pelo oitavo ano consecutivo, irá representar a cidade na temporada 2017/2018. A grande novidade do time campineiro é o novo nome da equipe - Vôlei Renata.

A mudança ocorreu devido à entrada da Selmi, maior pastifício do Brasil e fabricante da marca Renata, como patrocinador master do time. A Selmi, no entanto, não será a única inovação entre os parceiros da equipe, que passará a contar, também, com o apoio das Faculdades Anhanguera e do CDE - Diagnóstico por Imagem. Também se juntam ao quadro, para a temporada, a ESM, empresa de marketing esportivo, a MRV Engenharia, a rede de supermercados Pague Menos, a Unimed Campinas e a Sanasa. A Prefeitura de Campinas mantém o apoio concedido nos últimos anos.

De acordo com o prefeito, a apresentação do novo time de vôlei da cidade é tão importante que está dentro da programação do aniversário de Campinas, que completa 243 anos nesta sexta-feira, dia 14 de julho. “Uma cidade é feita de símbolos e a população se envolve em torno deles, e o time de vôlei masculino de Campinas é um símbolo que aglutina nossa população. E, além do trabalho profissional, a equipe tem uma ação social de formação de base de 500 crianças que, durante o contraturno escolar - período em que não estão na escola – praticam o esporte nas escolinhas de base do time. Esse é um trabalho muito bonito que forma novos atletas e, mais do que isso, transforma os valores”, destacou Jonas Donizette.

O prefeito também reconheceu o esforço das empresas que apoiam a  manutenção do time, principalmente neste momento econômico delicado pelo qual passa o País. “Eu acompanhei passo a passo todo o processo para mantermos o time de vôlei de Campinas, para que nossa cidade pudesse continuar envolvida nesse projeto tão bacana que une todas as classes sociais, além de diversificar as modalidades esportivas num País que tem como tradição o futebol”, comentou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, frisou a importância da continuidade do projeto do vôlei masculino de Campinas. “Considero esse projeto completo porque não trata só da equipe profissional, mas tem as categorias de base e um trabalho social vinculado ao trabalho profissional dos atletas. “Além disso”, completou, “uma parceria com uma equipe de vôlei de ponta é fundamental para a Secretaria de Esportes”.

Novas contratações

Na apresentação do novo time, foram anunciadas cinco novas contratações e três renovações no elenco. Entre os contratados estão Leandro Vissotto, campeão mundial com a Seleção Brasileira, em 2010, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Outra novidade é o líbero argentino Facundo Santucci, presença constante nas convocações da Seleção Argentina para a Liga Mundial.

Para aumentar mais ainda a eficiência do bloqueio praticado nas quadras pela equipe, chegaram os centrais Júnior e Salsa. Júnior construiu carreira na Argentina, conquistando quatro vezes o título nacional para o país, e uma vez o Sul-Americano. Já Salsa chega de Montes Claros, onde fez boa Superliga, e também carrega currículo internacional, tendo defendido equipes da Espanha e de Portugal.

Completa a lista de contratados do Vôlei Renata o ponteiro Tiago Mão, que retorna a Campinas, onde atuou nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012.

Entre as renovações estão o ponteiro Diogo, o central Vini e o levantador  Rodriguinho. O trio fez parte do time que conquistou vaga na semifinal da Superliga Masculina e do Campeonato Paulista.

A comissão técnica foi mantida. Horácio Dileo segue como treinador, auxiliado por Wellington Guerra. A coordenação técnica continua a cargo de André Heller e Maurício Lima permanece como embaixador do projeto.

Vôlei masculino

O projeto do vôlei masculino em Campinas foi criado pela ESM, a empresa de marketing esportivo, em 2010, recolocando a cidade em evidência no cenário do voleibol brasileiro. Em suas três primeiras temporadas, o time contou com o patrocínio da Medley.

Em 2013, a Brasil Kirin substituiu a farmacêutica como principal apoiadora do projeto. Desde então, a equipe campineira conquistou seus resultados mais expressivos, como o título da Copa São Paulo de 2014 e a medalha de prata na Copa do Brasil do mesmo ano.

Na temporada 2015/2016, os campineiros subiram no pódio em todos os torneios que disputaram. Conquistaram as posições de vice na Copa São Paulo, vice na Copa do Brasil, terceiro no Campeonato Paulista e vice na Superliga.

Apesar da saída do time adulto, a Brasil Kirin não se desligará totalmente do projeto e seguirá como apoiadora das categorias de base, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em quatro anos de patrocínio da Brasil Kirin, a equipe campineira alcançou nove pódios, seis finais, incluindo a Superliga 2015/2016.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito diz que time é um dos símbolos importantes da cidade | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito diz que time é um dos símbolos importantes da cidade

Foto: Jonas e Sandra deram as boas vindas aos atletas | Crédito: Carlos Bassan