Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura anuncia início da construção de alça de acesso na Prestes Maia


13/07/2017 - 12:28




O prefeito Jonas Donizette assinou, na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, a ordem de serviço para execução das obras da nova alça de acesso que ligará a Avenida Prestes Maia à pista oeste da marginal do córrego do Piçarrão. O anúncio faz parte do aniversário de 243 anos de Campinas, no dia 14 de julho.
 
 
 
Também participaram do evento o secretário de Infraestrutura, Pedro Leone, e o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo e o ouvidor da Prefeitura, Sebastião Buani dos Santos. 
 
 
 
A nova alça de acesso terá 100 metros de extensão. Para construir a alça será necessário adequar um acesso já existente, de 120 metros de extensão. O valor da obra é de R$ 1.059.654,71. 
 
 
“Hoje entregamos uma obra viária muito importante, uma alça de acesso que  vai facilitar o trânsito, principalmente para quem está entrando em Campinas e vai acessar a marginal do Piçarrão. É uma obra que a população há muito tempo reivindica e vai garantir mais fluidez no trânsito”, disse o prefeito Jonas Donizette. 
 
 
O prefeito explicou que os recursos a serem utilizados na construção da alça de acesso são resultantes da economia da obra de ampliação da marginal do Piçarrão, executada no final de 2015. “Fizemos obra de ampliação da marginal do Piçarrão e tivemos uma economia. Em vez de devolvermos, pedimos ao Governo Federal para usar em Campinas e nos foi permitido, desde que fosse no mesmo complexo viário”, completou o prefeito. 
 
 
A obra terá início este mês com prazo de conclusão de seis meses. A empresa contratada, por meio de licitação, é a Santos Construtores Associados Ltda.
 
 
Pela Avenida Prestes Maia circulam, diariamente, 79 mil veículos e nas marginais do Piçarrão são cerca de 60 mil. 
 
 
A nova alça vai proporcionar mais fluidez no trânsito, especialmente nos horários de pico, quando veículos vêm da Avenida Prestes Maia e descem para a marginal do Piçarrão. A região tem intenso tráfego porque essas vias ligam os bairros do entorno, o Centro, e a entrada e saída para as rodovias Santos Dumont e Anhanguera. 
 
 
A marginal do Piçarrão passou por um conjunto de obras, entregue em dezembro de 2015 depois de 30 anos de espera: a pista leste foi ampliada e a região ganhou nova iluminação, com postes de braços duplos de lâmpadas; duas pontes; galerias de águas pluviais e recapeamento das vias. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito mostra OS para início das obras | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito mostra OS para início das obras

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito lembra que recursos são resultantes de economia de outra obra | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito lembra que recursos são resultantes de economia de outra obra

Crédito:

Foto: Nova alça terá 100 metros de extensão | Crédito:

Nova alça terá 100 metros de extensão