Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Operação especial de trânsito para a 3ª Maratona de Campinas


13/07/2017 - 10:32




A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou um esquema operacional especial para apoiar a 3ª Maratona de Campinas, que ocorre no domingo, 16 de julho, dentro das comemorações do 243º aniversário do município. São esperados três mil competidores, que farão um percurso de 42 km, com revezamentos de 7 km, 14 km, 21 km e 42 km.
 
 
 
A competição terá largada às 7h, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), em frente à sede da Administração Regional (AR) 2. A previsão de tempo de duração da prova é de 6h, com término previsto para as 13h. A concentração começa a partir das 6h.
 
 
 
A corrida de 21 km terá percurso pela Avenida Norte-Sul (sentido Centro – bairro), Antônio Máximo Coelho, Araguaçu, Cônego Pedro Bonhomme, Dr. Antônio Duarte da Conceição, José Bonifácio Coutinho Nogueira, novamente pela Antônio Duarte da Conceição (atrás do Condomínio Residencial Campos Verdes), retornando pela própria rua. Em seguida, Eduardo Nogueira, Pompéia, Leonardo da Vinci, Vital Brasil, Avenida Dr. Heitor Penteado (no contrafluxo), Vital Brasil, Leonardo da Vinci, Pompéia, Cônego Pedro Bonhomme, Araguaçu, Thomaz Alva Edson, Norte-Sul, Orosimbo Maia, retorno pela Maria Monteiro (ponte nova), Norte-Sul e retorno pela Engenheiro Carlos Stevenson, Norte-Sul, até a AR 2.
 
 
 
A corrida de 42 km terá o mesmo percurso da prova de 21 km, com duas voltas pelo traçado. O percurso de 7 km será pela Norte-Sul, Antônio Máximo Coelho, Thomaz Alva Edson, novamente Norte-Sul, Orosimbo Maia, retorno pela Maria Monteiro (ponte nova), Norte-Sul, retorno pela Engenheiro Carlos Stevenson, Norte-Sul, até a AR 2. No percurso de 14 km serão duas voltas pelo traçado de 7 km.
 
 
 
Operação
 
As ações operacionais da Emdec começam na madrugada de domingo, 16 de julho. Serão cerca de 60 agentes da Mobilidade Urbana diretamente envolvidos com o evento.
 
 
 
A partir da meia-noite haverá bloqueio na Avenida José de Souza Campos, entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada. Por volta das 5h haverá bloqueios na Norte-Sul, no trecho da prova.
 
 
 
Nos pontos críticos Norte-Sul x Orosimbo Maia; Antônio Duarte da Conceição x José Bonifácio Coutinho Nogueira; Carlos Francisco de Paula x Orosimbo Maia os agentes da Emdec abrirão passagem aos veículos quando houver brechas entre os atletas, a chamada “Operação Pare e Siga”. Os “amarelinhos” também passarão orientações aos operadores do transporte público coletivo municipal sobre os desvios.
 
 
 
O acesso à Igreja Menino Jesus de Praga será liberado por meio do compartilhamento da Avenida Júlio Preste e Avenida Orosimbo Maia, com acessos pela Thomaz Alva Edson e Carlos Francisco de Paula, também com a “Operação Pare e Siga”.
 
 
 
Todo o trajeto da corrida será compartilhado entre os atletas e o trânsito, separados por cones. Foram implantadas 21 faixas informativas em pontos estratégicos para alertar motoristas e pedestres sobre as interdições.
 
 
 
As linhas de ônibus 211; 260; 300; 308; 345; 348; 355; 359; 363; 368; 369; 380; 381; e 383 terão desvios pontuais.
 
 
 
Ciclofaixa de lazer
 
Por conta da realização da 3ª Maratona de Campinas, o trecho da Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul não estará em operação na Avenida José de Souza Campos. Os ciclistas podem utilizar o trecho no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz.
 
 
 
A ciclofaixa de lazer opera no período das 7h até as 12h.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Domingo é dia da 3ª Maratona de Campinas | Crédito: Divulgação/Emdec

Domingo é dia da 3ª Maratona de Campinas