Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Doação de 1,5 mil livros amplia acervo da brinquedoteca da Vila União


14/06/2017 - 17:51




 

O Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Vila União, em Campinas, ganhou esta semana uma brinquedoteca, e agora adquire vida nova, ampliando a biblioteca do espaço. No local, que foi batizado com o nome do poeta e ativista político pernambucano Francisco Solano Trindade, as crianças da comunidade podem ler, jogar, aprender e se divertir. O CRJ faz parte da Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. 

 

 

A brinquedoteca recebeu mais de 1,5 mil livros, que estão disponíveis para os moradores e permitirão o acesso a vários gêneros literários. Parte das obras foi doada pelas escolas municipais, por meio de uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (Naed) da Região Sudoeste de Campinas. Os usuários do núcleo também contam com jogos que estimulam brincadeiras lúdicas voltadas para o entretenimento e o desenvolvimento infantis.

 

 

Mais de cem crianças moradoras da região estiveram presentes na inauguração, que aconteceu na última terça-feira, 13 de junho. Entre elas, alunos da Emef Caic Zeferino Vaz, localizada na Vila União, participaram das diversas atividades oferecidas. No cardápio, jogos interativos e educativos, contação de histórias, truques de palhaços, cama elástica, tobogã. O grupo Coquinho Baiano ainda ofereceu aulas de capoeira.

 

 

A brinquedoteca Solano Trindade terá uma programação diversificada, incluindo ações voltadas para a juventude e a comunidade em geral. A grade de atividades terá cursos de línguas, grafite, capoeira, ballet e até slackline.

 

 

Além da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Naed Sudoeste e do Programa Memória e Identidade (Mipid) - que incentiva o estudo da história e cultura das diversidades étnicas nas escolas-, o CRJ trabalha ao lado de parceiros como o cursinho popular Herbert de Souza, a Associação de Moradores e o Centro de Saúde da Vila União, os contadores de histórias da Associação Griots e o projeto social de basquete da Vila Iapi.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Brincadeiras e apresentações alegraram a inauguração | Crédito: Divulgação

Brincadeiras e apresentações alegraram a inauguração

Crédito: Divulgação

Foto: Crianças da região participaram da festa | Crédito: Divulgação

Crianças da região participaram da festa

Crédito: Divulgação

Foto: Alunos da escola da Vila União serão beneficiados | Crédito: Divulgação

Alunos da escola da Vila União serão beneficiados