Atividades da Semeia na Mata reuniram 70 pessoas no último sábado

14/06/2017 - 16:30

Nem o frio espantou os participantes das atividades realizadas na Mata de Santa Genebra, no último sábado, dia 10, como parte da programação da Semeia – Semana Municipal de Meio Ambiente. Além da Volta Ciclística, da Caminhada Fotográfica e da Caminhada 9km, os participantes também puderam praticar yoga em uma praça próxima à sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

A atividade que atraiu o maior público foi a Caminhada Fotográfica. Com trajeto de 5Km, os participantes puderam contemplar e fotografar a fauna e flora da Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico). Elizabete Filipini, servidora pública, participou pela primeira vez de uma atividade promovida pela Fundação e aprovou. “Uma atividade que faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito. Também ajuda muito na nossa reflexão sobre os cuidados que temos que ter com a natureza e o meio ambiente em geral”, afirmou.

Elizabete também elogiou a organização do evento. “Tudo muito organizado. Todos deveriam participar, porque temos aqui uma natureza exuberante, que só faz bem para todos”, concluiu.

Para Cristiano Krepsky, biólogo da Fundação, o envolvimento dos participantes foi muito bom e a avaliação de todos muito positiva. “A programação do sábado foi recheada de atividades dentro da Mata, com diferentes perfis de participantes. Ficamos muito felizes com o resultado e com a participação de cada grupo”, afirmou.

Caminhada Noturna

Ainda dentro da programação da Semeia, a Fundação José Pedro de Oliveira realizou no dia 8 de junho a Caminhada Noturna, que este mês recebeu o nome de “Astronomia na Mata”. Os participantes seguiram pela Trilha Central até o Marco Zero da Mata, que fica no meio da floresta. O astrônomo do Observatório Municipal, Júlio Lobo, falou sobre os astros visíveis na lua cheia.

Atividades na Mata

A Fundação José Pedro de Oliveira tem realizado uma série de atividades com o objetivo de aproximar a comunidade dos projetos desenvolvidos na Mata de Santa Genebra.

Além da Visita Monitorada, que acontece todos os meses, e a Caminhada Noturna, que é bimestral, também há o Construtores de Floresta (para estudantes da rede pública e privada), o Guia Colaborativo das aves da Arie Mata de Santa Genebra, o Fotografia da Natureza e o Ecoférias na Mata.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação, no http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ .