Publicitários autores da campanha de acolhimento familiar são homenageados

13/06/2017 - 17:44

O prefeito Jonas Donizette prestou homenagem aos dois publicitários da agência Soma Criativa, de Campinas, Roberto Galian e Humberto Almeida, na manhã desta terça-feira, 13 de junho, na Sala Azul. Os profissionais são os autores da campanha “Famílias Acolhedoras”, produzida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a Fundação Feac.

Temos um tesouro em Campinas, que são as pessoas envolvidas no trabalho e que têm vontade de ajudar. Agradecemos a todas as famílias acolhedoras e ficamos felizes de ver que uma ideia, essa da campanha, se consolidou em nível nacional. Todos tiveram persistência para essas importantes conquistas no que diz respeito à proteção às crianças”, disse o prefeito.

A campanha foi doada pela Prefeitura de Campinas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) no último dia 31 de maio, em evento em Brasília. O objetivo é disseminar o serviço de acolhimento familiar que, em Campinas, é desenvolvido há 20 anos pelo Sapeca.

Os publicitários abriram mão dos direitos autorais do material e Campinas está colocando a campanha à disposição de todo município que queira utilizá-la para divulgar o serviço de acolhimento familiar. O material estará disponível no site do MDSA. A ideia é criar uma identidade nacional para o serviço de família acolhedora.

Campinas tem um sistema de garantia de direitos que funciona, uma política pública muito bem feita. Esse serviço de acolhimento significa muito para o desenvolvimento da criança. Uma família bem formada não acolhe apenas uma criança, mas se prepara para atender várias. Com esta campanha estamos ampliando para outras mídias e trazendo mais parceiros para este ciclo de doação”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Jane Valente.

Esta campanha foi feita de forma despretensiosa e com poucos recursos. A comunicação é a síntese da mensagem. Estamos felizes pela oportunidade de trabalhar com algo tão valioso e perceber que uma ideia simples e delicada podemos gerar tantos resultados”, disse o publicitário Humberto Almeida, em nome dele e do colega homenageado, Roberto Galian.

Serviço modelo

Campinas conta com dois serviços de acolhimento no modelo de Famílias Acolhedoras, composto por pessoas que cuidam das crianças afastadas das suas famílias por ordem judicial.

Um deles é o Sapeca, totalmente mantido e gerenciado pelo governo municipal. O Sapeca desenvolve as atividades há 20 anos e é o serviço mais antigo em funcionamento ininterrupto no País. Sua metodologia é referência para a política nacional do setor e espaço de pesquisa acadêmica para todo o Brasil. Atualmente, o Sapeca está com 13 crianças recebidas por 13 famílias acolhedoras.

O outro é o Conviver, implantado há 10 anos pela Associação de Educação do Homem do Amanhã, que desenvolve o mesmo serviço por meio de convênio com a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar. No momento, são 14 crianças acolhidas em 10 famílias, já que algumas famílias acolhem mais de uma criança.

Foto: Prefeito, secretária e homenageados | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito, secretária e homenageados

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Campanha será divulgada nacionalmente de forma gratuita | Crédito: Luiz Granzotto