Comissão de Medida Socioeducativa do CMDCA capacita profissionais

13/06/2017 - 14:14

A Comissão de Medida Socioeducativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Campinas, realiza o curso “Os Desafios do Educador no Trabalho Cotidiano com Adolescentes Vulneráveis”. A proposta é oferecer, gratuitamente, formação teórica e prática para profissionais da rede pública de ensino tendo em vista as adversidades de estudantes e educadores nos contextos escolares.

A capacitação prevê 30 horas de atividades direcionadas a profissionais da rede de proteção a adolescentes em medidas socioeducativas, orientadores de Medidas Socioeducativas, profissionais da rede de educação pública e da assistência social. Entre os meses de maio e junho serão realizados seis encontros. Nesta quarta-feira, dia 14, ocorre a quarta etapa da capacitação.

O objetivo é qualificar o participante para compreender e agir na promoção de direitos humanos em contextos adversos por meio de um novo paradigma que permita aprofundar a superação de educadores e de jovens considerados vulneráveis e, muitas vezes, violentos.

A partir de subsídios teórico-práticos sobre o conceito de resiliência e seus fundamentos, identificar caminhos de interação e de alteração de campos de vulnerabilidade no universo escolar.

Especificamente, o curso visa apresentar a temática da resiliência no contexto das adversidades e vulnerabilidades recorrentes na sala de aula e na escola, além de proporcionar uma reflexão sobre estratégias e práticas que permitam espaços de diálogo, com promoção de atividades criadoras e de oportunidades de solução democrático-dialógica. Além disso, de acordo com os organizadores, a formação pretende estabelecer cenários capazes de tutelar as barreiras existentes entre educadores e
jovens em situações consideradas difíceis.

A formação é ministrada pela professora Cenise Monte Vicente. Psicóloga e mestre em psicologia, Cenise traz em sua bagagem profissional experiências diversas com atuação na área de educação como professora de Psicologia Criminal no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do Instituto Ayrton Senna; presidente do Conselho da Agência de Notícias dos Direitos da Criança; autora de artigos sobre abrigos, convivência familiar e comunitária e resiliência; criadora de quatro réguas de Saúde Mental para avaliar Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e residências terapêuticas.

Próximos encontros:

Datas: 14, 21 e 28 de junho