Pesquisa do Procon mostra grande variação de preços nos produtos juninos

12/06/2017 - 17:52

Ingrediente essencial no preparo do tradicional quentão, o gengibre lidera a variação de preços dos itens juninos nos estabelecimentos campineiros, revela pesquisa do Procon de Campinas divulgada nesta terça-feira, 13 de junho. O levantamento mostra que o conhecido ingrediente do questão está com preço até 339,53% maior de um estabelecimento para outro.

Além do gengibre, outros produtos que compõem a cesta de iguarias da época também apresentam significativas variações de preços. Caso da maçã Gala, cujo preço tem variações de até 245,33%, e o da batara-doce roxa, com 234,9%.

Para compor a pesquisa, o Procon coletou os dados em 14 estabelecimentos de várias regiões da cidade entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Foram levantados os preços de 85 produtos entre milho para pipoca, pó para Maria Mole, polvilho, sagu, batata-palha, vinho tinto e outros.

A coleta de dados teve por objetivo apresentar a variação de preços dos produtos entre estabelecimentos para que, entre os menores e maiores preços encontrados, o consumidor possa adequar a sua realidade financeira ao produto que deseja adquirir. “O levantamento apontou variações significativas, demonstrando a necessidade de pesquisa de preços, marcas e procedência”, diz a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Yara Pupo.

O Procon salienta que as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento pela equipe de fiscalização do órgão, e que os valores atuais podem ser diferentes. “É possível, ainda, que os preços praticados pelo mercado possam sofrer alterações por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções”, salienta Pupo.

A pesquisa com os produtos, preços, abastecimento e estabelecimentos participantes pode ser conferida no site https://procon.campinas.sp.gov.br/ .