40 estudantes do Parque Itajaí participam do Projeto P.A.R.T.Y.

12/06/2017 - 17:14

Desenvolvido no Canadá, o projeto P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) tem como foco prevenir acidentes causados pela combinação entre álcool e direção, e é direcionado ao público jovem. Na última quinta-feira, dia 8 de junho, Campinas foi palco de mais uma ação do projeto, desta vez direcionado para estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Rodrigues, do Parque Itajaí.

A atividade foi acompanhada pelos coordenadores de Prevenção ao Uso de Drogas, Josiane Lourenço, e de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, ambos da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. A atividade foi realizada no Hospital Celso Pierro, no campus II da PUC-Campinas, e reuniu 40 alunos, entre 15 e 17 anos.

Segundo Josiane, a visita teve como objetivo firmar uma parceria com o P.A.R.T.Y e levar a iniciativa para a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas de Campinas, a ser realizada de 26 de junho a 1º de julho. “Essa parceria se estenderá não somente para a Semana, mas também para futuras atividades desenvolvidas pela Coordenadoria”, contou.

Durante a ação nesta quinta, os jovens visitaram UTIs e enfermarias de ortopedia e trauma do Hospital e Maternidade Celso Pierro, conversaram com pacientes, vítimas de acidentes de trânsito, e assistiram a palestras educativas. Segundo Gonçalves, da Coordenadoria da Juventude, a ideia é conscientizá os jovens sobre os riscos da imprudência no trânsito.

"Alguns dados apresentados me chocaram, como o fato de que cerca de 50% das mortes no trânsito são de pedestres. Por isso, a Emdec informou que tem investido em políticas públicas de prevenção aos acidentes para pedestres e grupos como ciclistas e skatistas que são mais vulneráveis", afirmou o coordenador, enfatizando a importância da iniciativa.

Em Campinas, o P.A.R.T.Y. é realizado pela PUC-Campinas, sob supervisão dos professores doutores da Universidade, José Gonzaga Teixeira Camargo e Joaquim Simões Neto. O projeto tem a parceria da Unicamp, Emdec, Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde - por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Crédito: Divulgação

Foto: Coordenadores Felipe Gonçalves e Josiane Lourenço acompanharam a visita | Crédito: Divulgação

Coordenadores Felipe Gonçalves e Josiane Lourenço acompanharam a visita

Crédito: Divulgação