Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ações em shoppings e inspeção veicular marcam 4ª semana do Maio Amarelo


19/05/2017 - 17:48




 

 

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) segue realizando uma série de ações de educação para a mobilidade neste mês, quando ocorre o Maio Amarelo – “Atenção pela Vida” (www.maioamarelo.com).

 

Além das iniciativas que permanecem em destaque, como a campanha “Tá lá o corpo estendido no chão”, que pintou silhuetas de corpos em 38 pontos onde houve acidentes de trânsito fatais, outros trabalhos de conscientização terão início na próxima semana.

 

O objetivo central é continuar reduzindo a mortalidade no trânsito campineiro. Em 2016, Campinas teve 74 mortes no trânsito, 15,9% menos que em 2015, quando foram 88 óbitos; 22,9% menos que em 2014, quando foram 96, e 26,74% menos que em 2013, quando foram 101. As estatísticas estão detalhadas no Caderno de Acidentalidade 2016, disponível em www.emdec.com.br.

 

Entre os dias 24 (quarta-feira) e 26 (sexta-feira), das 9h às 16h, e também dia 27 (sábado), das 9h às 12h, haverá inspeção veicular e ambiental promovida pela Bosch Service no Portão 5 da Lagoa do Taquaral. Serão vistoriados 40 itens de segurança do veículo, visando à prevenção de acidentes. Paralelamente, a Emdec fará abordagens educativas.

 

Os shoppings Parque Dom Pedro (21/05) e Parque das Bandeiras (27 e 28/05) receberão a campanha “Álcool e direção. Combinação fatal!”; trabalhos produzidos por estudantes da rede municipal serão expostos no Museu da Imagem e do Som (MIS, de 26 a 31/05); e a população assistirá a diversas palestras – inclusive uma do secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, esta na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, no dia 24/05.

 

Veja abaixo as ações agendadas para cada dia da próxima semana. A programação completa do Maio Amarelo em Campinas pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo.
 


Domingo, 21/05 

 

 

Entre 12h e 17h, campanha “Álcool e direção. Combinação fatal!” na praça de alimentação do Parque Dom Pedro Shopping. Agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec passarão orientações sobre circulação segura, com panfletagem de material a respeito, focando em especial nos riscos da combinação entre álcool e direção. Neste corpo a corpo, também oferecerão um teste informal de bafômetro, para medir a embriaguez. Oito mímicos estarão presentes, expressando os conteúdos da campanha.
 


Segunda-feira, 22/05
 

 

Entre 10h e 13h, será posicionada instalação de carro e moto batidos no condomínio empresarial Praça Capital, na Avenida José Rocha Bonfim, 214, Jardim Santa Genebra. Os profissionais da Emdec passarão orientações sobre segurança no trânsito, panfletando material educativo junto aos funcionários e público em geral.
 


Das 12h às 13h, alunos de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) terão palestra sobre a combinação entre álcool e direção, ministrada por Débora Damasco, líder do processo de Educação e Cidadania da Emdec, e Mariângela Marini dos Santos Pereira, analista de Educação do processo de Educação e Cidadania. Será na PUCC II, na Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama.
 


Às 19h30, haverá apresentação do Maio Amarelo para moradores do Condomínio Reviva, na Avenida Nélsia Vannucci, 165, Chácara Prado, por Débora Damasco e Giselle Normanha Biagi de Godoi, assistente administrativa do processo de Educação e Cidadania.
 


Terça-feira, 23/05
 

 

Às 13h, o projeto P.A.R.T.Y. (“Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth” - “Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”) acontecerá no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, de Joaquim Egídio.

 

Os estudantes visitarão UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias, conversarão com pacientes vítimas de acidentes (traumas) de trânsito e assistirão a palestras de conscientização sobre os riscos da imprudência ao volante.
 


O P.A.R.T.Y. oferece orientações sobre escolhas seguras a jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Desenvolvido no Canadá, é realizado em Campinas pelo HC da Unicamp, apoiado por Emdec, Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Agentes e educadores da Emdec estarão presentes.
 


Às 19h15, no jogo Guarani x Figueirense, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, os atletas entrarão em campo com uma faixa do movimento Maio Amarelo.
 


Quarta-feira, 24/05

 

 

Das 9h às 16h, inspeção veicular e ambiental no Portão 5 da Lagoa do Taquaral.
 


Às 10h, palestra “Vidas em trânsito” para alunos da Escola Salesiana São José, na Avenida Padre Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, pelo agente da mobilidade urbana Cleber Adriano de Oliveira. 
 


Às 14h30, a mesma palestra será proferida na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), na Avenida da Saudade, 500, Ponte Preta.
 


A partir das 14h, o Maio Amarelo será apresentado a funcionários do Ministério Público do Trabalho (MPT), na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Rua Umbu, 291, Alphaville), com a presença do secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Veja a programação completa do evento:
 


14h às 14h30 – Mesa de abertura com Carlos José Barreiro e Eduardo Luís Amgarten, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.
14h30 – Apresentação do Movimento Maio Amarelo em Campinas pelo secretário Carlos José Barreiro.
15h – “Os impactos dos acidentes de trajeto para a sociedade e empresas”, por Taciana Santos, doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora do EpiGeo – FCM/Unicamp (Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), e Mariângela Marini dos Santos Pereira, mestranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, também pesquisadora do EpiGeo – FCM/Unicamp.
16h – Debate.
16h30 – Encerramento. 

 


Quinta-feira, 25/05

 

 

Das 9h às 16h, inspeção veicular e ambiental promovida no Portão 5 da Lagoa do Taquaral.
 


Das 13h30 às 17h, acontece o “Ciclo de Conversas sobre Mobilidade Urbana” na DeVry Metrocamp (Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas), na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.661, Vila Industrial, com palestras dos diretores da Emdec de Desenvolvimento Institucional (Guilherme Damasceno Fernandes), Planejamento e Projetos (João Gaido) e Operações (Wilson Folgozi de Brito). O secretário Carlos José Barreiro fará a abertura. O tema do ciclo será “Segurança viária e planejamento urbano: construção de políticas públicas de mobilidade”.
 


O evento será aberto ao público em geral. Pode-se fazer o cadastro diretamente pelo e-mail ciclo@emdec.com.br, informando nome, telefone e instituição. Para orientações, estão disponíveis os telefones (19) 3772-4024 / 4078, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 


Sexta-feira, 26/05

 

 

Início da exposição no MIS de trabalhos desenvolvidos por estudantes da rede municipal (educação infantil e fundamental) com o tema Maio Amarelo, orientados pela Emdec. Ficarão expostos no MIS até quarta-feira, dia 31.

 

Das 9h às 16h, inspeção veicular e ambiental no Portão 5 da Lagoa do Taquaral.
 


Às 9h, o diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Guilherme Damasceno Fernandes, apresentará o Maio Amarelo na Fundação José Pedro de Oliveira (Mata de Santa Genebra), para funcionários e população. O endereço é Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.

 

À noite, entre 19h e 21h30, profissionais da Emdec farão blitze educativas em bares do Taquaral, dentro do tema “Álcool e direção. Combinação Fatal!”, passando pelas avenidas Dr. Heitor Penteado e Barão de Itapura.
 


 

Sábado, 27/05

 

 

Das 9h às 12h, inspeção veicular e ambiental no Portão 5 da Lagoa do Taquaral.
 


Das 9h às 12h, grafitagem com o tema Maio Amarelo no muro da antiga Ferrovia Paulista (Fepasa), entre as ruas Dr. Salles Oliveira e Dr. Pereira Lima, por alunos de comunicação da DeVry Metrocamp e grafiteiros convidados. A faculdade fica na Dr. Salles Oliveira, 1.661, Vila Industrial.
 


Entre 12h e 17h, projeto da Emdec “Educação no Trânsito é Cidadania” no Parque Das Bandeiras, na praça de alimentação. O projeto engloba a campanha “Álcool e direção. Combinação fatal!”, onde agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec passam orientações sobre circulação segura, com panfletagem de material e teste informal de bafômetro. Quatro mímicos estarão presentes para expressar os conteúdos da campanha.

 

Além disso, será montado no Parque das Bandeiras um minicircuito de trânsito (simulação de ruas, ciclovias e calçadas com sinalização), para orientar pais / responsáveis e crianças sobre segurança viária. A Emdec também fará um teatro de fantoches no shopping. Nesta apresentação, os educadores abordam conceitos de segurança no trânsito, acessibilidade e mobilidade urbana. Em seguida, falam com as crianças, tirando dúvidas e aprofundando temas ligados à circulação nas cidades.

 

O Maio Amarelo

 

 O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (www.onsv.org.br), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em maio de 2011. Neste período, “governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano”, segundo o texto das Nações Unidas.
 


O movimento se inspira no Outubro Rosa e Novembro Azul, mobilizações que abordam, respectivamente, o câncer de mama e de próstata. O objetivo, descrito em www.maioamarelo.com, é “chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”. Seu símbolo, o laço, replica os de outubro e novembro e também o da luta contra a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), mas na cor amarela (de atenção).
 


Para pacificar a circulação, propõe “mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”. O Maio Amarelo já alcança 25 países.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação - Emdec

Foto: Simulação de atendimento a acidente integra a programação | Crédito: Divulgação - Emdec

Simulação de atendimento a acidente integra a programação