Professor Marcelo Knobel toma posse como novo reitor da Unicamp

20/04/2017 - 15:07

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na quarta-feira, 19 de abril, da posse do professor Marcelo Knobel, eleito reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para os próximos quatro anos. Professor titular do Departamento de Física, Knobel venceu em primeiro turno a consulta à comunidade universitária para sucessão à reitoria realizada nos dias 15 e 16 de março, com 52,6% dos votos. O reitor teve seu nome homologado pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 4.

“A minha presença, além de uma alegria pessoal, é quase uma obrigação pelo que a Unicamp representa para a cidade de Campinas. A universidade tem um papel muito importante na vida de nossa cidade”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

Para ele, a Unicamp contribui para o avanço de Campinas, uma vez que forma profissionais capacitados e que ajudam a alavancar o crescimento da cidade. “Também acho interessante o quanto a Unicamp influenciou no desenvolvimento de nossa cidade. Conte conosco. Campinas quer fazer com que a Unicamp seja cada vez mais forte”, acrescentou.

O 12º reitor da Unicamp assumirá a universidade com a missão de superar desafios importantes, como equacionar o orçamento da instituição, fortemente afetado pela recessão econômica brasileira. “Estamos diante de uma enorme crise financeira, com reflexo na vida dos que aqui trabalham e estudam. É preciso defender a universidade pública, gratuita, de excelência e com autonomia”, disse o reitor.

Perfil

Marcelo Knobel, de 48 anos, é bacharel em Física (1989) e doutor em Ciências (1992) pela Unicamp, tendo realizado pós-doutoramento no Instituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, em Turim, Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, em Madri, Espanha.

Professor titular do Departamento de Física da matéria condensada do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp, atua na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Foi pró-reitor de graduação da Unicamp de 2009 a 2013, sendo responsável, entre outras ações, pela implantação do programa interdisciplinar de educação superior (Profis), que alia inclusão social com formação geral.

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Prefeito Jonas Donizette, reitor Marcelo Knobel e a coordenadora Teresa Atvars | Crédito: Antônio de Oliveira

Prefeito Jonas Donizette, reitor Marcelo Knobel e a coordenadora Teresa Atvars

Crédito: Antônio de Oliveira