Secretaria de Educação alerta sobre perigos do jogo “Baleia Azul”

20/04/2017 - 15:01

As 204 escolas da Rede Municipal de Educação de Campinas receberão orientações que para saber como lidar com um assunto delicado e que tem preocupado os profissionais da Educação e pais, nos últimos dias. A razão é o jogo russo Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e incentiva o suicídio como última etapa do processo.

Segundo o diretor do Departamento Pedagógico, Juliano Pereira de Mello, a Secretaria Municipal de Educação (SME) enviará um comunicado aos professores da rede e aos pais de todos os 62 mil alunos matriculados alertando os riscos por trás da prática deste jogo pelas crianças e adolescentes. “Esse comunicado vai pedir que os pais e gestores estejam atentos aos sintomas e riscos do jogo”, afirmou o diretor.

A ação preventiva será feita devido a boatos que circulam em redes sociais, além de casos que vêm sendo investigados pelas autoridades em diferentes estados brasileiros.

Para agir diretamente com os estudantes da rede, educadores serão estimulados a realizar atividades de conscientização dentro das salas de aula das unidades municipais e incentivarão o diálogo entre todas as partes para que os alunos tenham informações sobre os problemas do jogo e evitem a participação, preservando a integridade física de todos envolvidos no ambiente escolar.