Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Escola do Parque Oziel ganhará uma biblioteca comunitária ainda este ano


20/04/2017 - 14:44




Dados dos institutos Itaú Cultural e do Data Folha apontam que apenas um a cada quatro brasileiros compreende o que está lendo. A média de leitura no Brasil é de apenas quatro livros por ano. Como forma de reverter estes índices e incentivar a população a ter gosto pela leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oziel Alves Pereira, localizada no Parque Oziel, ganhará uma biblioteca comunitária. 
 
 
 
 
A iniciativa, que deve começar a funcionar entre os meses de outubro e novembro deste ano, é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a CPFL Energia, por meio do Instituto Ecofutura. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 20 de abril, pela Secretaria de Educação para um grupo de aproximadamente 150 pais, alunos e funcionários da escola. 
 
 
 
“A nossa expectativa é levar este projeto para todas as escolas de Ensino Fundamental e, posteriormente, para as de Educação Infantil que já têm as suas salas de leitura”, disse a secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer. A rede municipal de ensino tem 45 Emefs e 159 unidades de educação infantil. 
 
 
 
De acordo com o projeto, a biblioteca da Emef Oziel passará por reforma e adaptação. Após as obras, receberá mil novos títulos, sendo que 300 deles serão escolhidos pela comunidade. Os demais serão obras de literatura. Os títulos terão as suas versões em braile, áudio-livro e com letras grandes. A escola também será contemplada com dois computadores, impressora e um software que ajudará na gestão da biblioteca. 
 
 
 
“O Oziel é uma escola que acontece por conta do comprometimento de todos. É uma escola para todos e com todos", afirmou o diretor da unidade, Aziz Ramos.  
 
 
 
Biblioteca nas escolas
 
 
A Secretaria de Educação está elaborando um programa que irá interligar digitalmente todas as bibliotecas das escolas municipais. Por meio de uma parceria com a Faculdade de Biblioteconomia da PUC-Campinas, os alunos trabalharão como estagiários nas escolas. “Nesse momento os livros estão sendo catalogados”, explicou o diretor do Departamento Pedagógico, Juliano Pereira de Mello. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Anúncio da nova biblioteca aconteceu na manhã desta quinta-feira | Crédito: Luiz Granzotto

Anúncio da nova biblioteca aconteceu na manhã desta quinta-feira

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Secretária de Educação, Solange Pelicer, participa de evento | Crédito: Luiz Granzotto

Secretária de Educação, Solange Pelicer, participa de evento

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Alunos também estiveram presentes no evento  | Crédito: Luiz Granzotto

Alunos também estiveram presentes no evento

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Nova biblioteca deverá estar funcionando no segundo semestre | Crédito: Luiz Granzotto

Nova biblioteca deverá estar funcionando no segundo semestre