Agemcamp reativa câmaras temáticas de Tecnologia e de Meio Ambiente

18/04/2017 - 16:34

A Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) reativou duas câmaras temáticas: a de Tecnologia e a de Meio Ambiente. A iniciativa aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18 de abril, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na Estância da Árvore da Vida, em Sumaré. O encontro, que ocorre mensalmente, tem o objetivo de reunir os 20 prefeitos da RMC para a discussão de problemas comuns, enfrentados por todos os municípios da região.

Durante a reunião desta terça-feira, os prefeitos conheceram mais de perto o trabalho realizado pela Informática dos Municípios Associados (IMA) – empresa de economia mista que presta serviços de tecnologia da informação à Prefeitura de Campinas. O diretor Leandro Telles apresentou todas as frentes de trabalho desenvolvidas pela empresa para suprir as necessidades de qualquer prefeitura nas diversas áreas, como Educação, Saúde, Finanças, Recursos Humanos e Planejamento Urbano, entre outras.

Em uma época em que os municípios enfrentam uma severa crise financeira, a tecnologia pode ser uma ferramenta para combater os efeitos da falta de dinheiro. Não é a tecnologia pela tecnologia. É economia, eficiência e transparência nos serviços. São justificativas mais do que apropriadas para digitalizar a gestão pública”, afirmou o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, que representou a cidade no encontro.

Os serviços apresentados pela IMA foram bem recebidos pelos prefeitos participantes da reunião. “Temos de ter um sistema de informática que seja o melhor e o mais eficaz”, argumentou o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes.

Os prefeitos e representantes dos municípios presentes ao encontro chegaram à conclusão de que um dos primeiros serviços que poderiam ser implantados na maior parte das 20 cidades que integram o Conselho é o Diário Oficial digital. São poucas as cidades que aboliram o Diário de papel. Campinas entrou para a era digital há 22 anos.

O meio ambiente foi outra pauta discutida no Conselho. O vice-prefeito Henrique Magalhães propôs a todos os municípios que se unam para colocar em prática ações conjuntas. “A integração da Região Metropolitana é essencial. Temos que nos debruçar de vez para que sejamos exemplos para outras regiões metropolitanas”, disse o vice-prefeito de Campinas.

Entre as questões que já foram colocadas em pauta estão os corredores ecológicos - como o das Onças –, assim como as bacias hidrográficas. O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, considerou o tema fundamental. “Na divisa de Campinas com Jaguariúna, por exemplo, temos a estrada de terra Carlos Gomes. São cinco quilômetros de Campinas e outros quatro de Jaguariúna. Podemos fazer um corredor turístico e uma ciclovia, pois ela é bastante utilizada pelos ciclistas”, propôs.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeitos da RMC e integrantes da Agemcamp ao final do encontro | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeitos da RMC e integrantes da Agemcamp ao final do encontro

Crédito: Fernanda Sunega