1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas termina com balanço positivo

17/04/2017 - 10:36

Sucesso de público e crítica, a 1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas terminou última na quinta-feira, 13 de abril, com a exibição do filme “Mia Madre”, drama dirigido por Nina Moretti. Foram realizadas duas sessões na noite do dia 13: na CPFL Cultura, em evento somente para convidados, e no Teatro Castro Mendes, aberto para o público em geral. A mostra exibiu 15 filmes contemporâneos e três clássicos, e contou ainda com uma série de atividades acadêmicas e culturais.

Representando o prefeito Jonas Donizette, a primeira-dama Sandra Ciocci enfatizou o sucesso da mostra e dos eventos culturais que ocorreram na cidade neste período. “Tivemos esta semana um conjunto de eventos internacionais como há muito não se via. A Mostra de Cinema Italiano fez história e ressaltou a vocação cosmopolita de nossa Campinas”, afirmou. Para ela, o evento aproximou ainda mais a cidade da comunidade italiana. “Demos início a uma cada vez mais sólida união entre os nossos povos. Certamente vai inspirar a atual e as novas gerações de artistas de nossa cidade e região”.

Para o secretário de Cultura, Ney Carrasco, o balanço da mostra foi altamente positivo e aumenta a responsabilidade para os próximos eventos. Está confirmada a realização da Mostra de Cinema Italiano pelo menos nos próximos dois anos. “A mostra foi um grande sucesso. Tivemos as casas de cinema lotadas e o Cine Gourmet levou 10 mil pessoas. Nosso contrato é de três anos e já vamos começar a planejar a próxima mostra”, disse.

Mostra

Durante a mostra, a população pode assistir gratuitamente 15 filmes contemporâneos, além de três clássicos do diretor italiano Elio Petri (1929-1982): “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita”, “A Classe Operária Vai ao Paraíso” e “Juízo Final”. As sessões aconteceram no Teatro Castro Mendes e no Top Cineplex do Shopping Prado. Além dos filmes, a mostra contou com uma série de atividades paralelas: exposição de fotos antigas do cinema italiano; dois concertos no Castro Mendes; debates universitários sobre as obras e encontros com diretores; duas sessões inclusivas; e o Cine Gourmet, evento gastronômico na praça Carlos Gomes.

A mostra foi realizada em parceria com o Instituto Luce Cinecittà, empresa estatal que financia a produção de filmes na Itália, e o Ministério da Cultura da Itália. Outros parceiros do evento foram o Top Cineplex do Shopping Prado Boulevard, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, a Unicamp, PUC-Campinas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Esamc, Unisal, Associação Vivi Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Autoridades participaram do encerramento da mostra | Crédito: Antônio de Oliveira

Autoridades participaram do encerramento da mostra