Trabalhos de fortalecimento de grupos é tema de curso da EGDS

20/03/2017 - 14:02

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos, realiza nos dias 27 e 29 de março, das 9h, às 16h, o curso “Trabalhos com grupos de fortalecimento”. A capacitação, dividida em duas turmas, é voltada para servidores da rede socioassistencial, educação, saúde e Ongs cofinanciadas pela Prefeitura e que tenham interesse em trabalhos com grupos.

Ainda há vagas e os interessados podem se inscrever pelo site da Escola, no endereço https://cursosegds.campinas.sp.gov.br/ .

O curso tem como objetivo apresentar a metodologia do “Círculo de Cultura”, do Paulo Freire, para formar facilitadores que trabalhem com grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social (mulheres, idosos, gestantes, adolescentes, população LGBT, imigrantes, entre outros), conscientizando-os de seus direitos.

Como conteúdo, a instrutora Patrícia Filizola vai abordar o empoderamento como processo de fortalecimento e resgate da cidadania; a metodologia do Círculo de Cultura como estratégia de enfrentamento; Direitos Humanos: a dimensão ética da prática de trabalho; Identidade de Gênero; e Vivência do Círculo da Cultura.

O formulário disponível na página da EGDS é para a pré-inscrição; será feita uma seleção dos inscritos, conforme critérios para o público-alvo do curso. Também haverá um limite de no máximo dois funcionários por unidade de serviço.

De acordo com a coordenadora da Escola de Governo, Marisa Córdoba, o curso é uma grande oportunidade para os servidores que trabalham no atendimento à população em vulnerabilidade social. “Esta é sem dúvidas uma grande oportunidade para os servidores que trabalham em nossa rede de atendimento. O curso traz uma proposta interessante e visa oferecer ferramentas para a atuação desses profissionais no dia a dia”, afirmou.

A capacitação será realizada na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, que fica na Avenida Anchieta, 343, 5º andar.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3235-2218/ (19) 3235-2226 ou pelo e-mail egds.secretaria@campinas.sp.gov.br . A EGDS fica na Av. Aquidabã, 505 – Centro.

Instrutora

Patrícia Filizola é graduada em psicologia pela PUC São Paulo. Há 10 anos trabalha com violação/garantia de direitos na rede socioassistencial de Campinas. Atualmente, Patrícia atua como psicóloga do Ceamo – Centro de Referência e Apoio à Mulher.

Curso: Trabalho com Grupos de Fortalecimento

Público-alvo: Servidores da rede socioassistencial, educação, saúde e Ongs cofinanciadas pela Prefeitura

Horário: das 9h às 16h

Local: Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania (Avenida Anchieta, 343, 5º andar).

Inscrições: https://cursosegds.campinas.sp.gov.br/

Turma 1