Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Banco de Alimentos vai ser modelo para formulação de políticas no Estado


20/03/2017 - 12:27




O Banco Municipal de Alimentos, um dos projetos sociais sediados pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), vai servir de modelo para que o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP) formule políticas de segurança alimentar para todo o Estado. A expertise campineira também será utilizada pelo órgão na elaboração de uma cartilha com instruções de como criar um banco de alimentos.  
 
 
As medidas foram anunciadas na tarde desta sexta-feira, 17 de março,  pelo secretário executivo do Consea-SP, José Valverde, durante visita à Ceasa Campinas, onde foi recebido pelo presidente Wander Villalba e pela coordenadora do Banco de Alimentos, Bruna Angelis. A diretora técnica do Consea-SP, Rudinéia Carla Augusto, também participou da visita.
 
 
“Um case como o Banco de Alimentos de Campinas é muito importante para todas as regiões do Estado. É um modelo de sucesso que tem que ser levado adiante”, disse Valverde. Ele informou que o tema integra as discussões para a formulação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e está sendo debatido pelo conselho estadual.
 
 
Para Villalba, a iniciativa do Consea-SP é muito importante para Campinas. “É importante para dar conhecimento e relevância a um Banco de Alimentos que funciona como referência e que é bancado pelo poder público municipal”, disse o presidente da Ceasa Campinas.
 
 
Volume
O volume de alimentos arrecadados pelo Banco campineiro – que já chegou a 140 toneladas/mês - chamou a atenção dos representantes do Consea-SP. “Estamos surpresos positivamente com o número da arrecadação do Banco de Alimentos de Campinas. Surpreende pela escala”, afirmou Valverde.
 
 
Ao final, os representantes do Consea-SP conheceram a sede do Banco de Alimentos, na Ceasa, e foram recepcionados com um café da tarde com iguarias elaboradas com o reprocessamento de alimentos recebidos pelo Banco.
 
 
Saiba mais
O Banco Municipal de Alimentos funciona na Ceasa Campinas e é resultado de um convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa, em eventos esportivos e culturais, supermercados, empresas e por meio de parcerias. 
 
 
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 102 entidades assistenciais de Campinas cadastradas, que atendem cerca de 45 mil pessoas em situação de risco social. 
 
 
O trabalho do Banco de Alimentos já foi reconhecido com duas importantes premiações: o Prêmio de Responsabilidade Social da CPFL e do Grupo RAC, de Campinas, e o Prêmio Josué de Castro, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SP), órgão do governo do Estado de São Paulo.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação/Ceasa

Foto: Medida foi anunciada em reunião na Ceasa, na última sexta-feira | Crédito: Divulgação/Ceasa

Medida foi anunciada em reunião na Ceasa, na última sexta-feira