Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas apresenta ações inovadoras para Mobilidade Sustentável


20/03/2017 - 09:21




Nesta terça-feira, dia 21 de março, Campinas terá papel de destaque durante seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável, que será realizado no município de Feira de Santana, na Bahia. O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, irá apresentar as ações em desenvolvimento no município, por conta da parceria exitosa com o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development, Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).

 

Feira de Santana tem intenção em adotar as metodologias desenvolvidas pelo WBCSD e Campinas é referência no País, e também nas Américas, neste assunto. Durante o primeiro mandato do prefeito Jonas Donizette, traçamos vários estudos para implementar uma nova Política de Mobilidade Urbana no município, que privilegie o transporte público coletivo e modais de deslocamentos mais sustentáveis. A parceria com o Conselho no desenvolvimento dos projetos foi de vital importância”, revela Barreiro.

 

O WBCSD é uma organização internacional que desenvolve o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0). Apenas seis cidades do mundo participam do projeto. Campinas é a única das Américas, junto com Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia). Com base em 20 indicadores, criteriosos estudos e diagnósticos, foi elaborado um planejamento integrado para os problemas de mobilidade da cidade.

 

O estudo teve o principal objetivo de pensar formas de deslocamento no município, num horizonte de 10 anos, coincidindo com o Plano Diretor. As análises revelaram diretrizes que já estão em curso, como a implantação dos corredores do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, além do corredor perimetral, que irá beneficiar 450 mil pessoas.

 

Durante a apresentação, Barreiro irá detalhar os dados sócio-econômicos do município e as ações integradas em trânsito e transporte, como a implantação de faixas exclusivas para ônibus; incorporação de veículos totalmente elétricos à frota de ônibus e táxi; monitoramento, em tempo real, do sistema e aplicativo do transporte (Busão na Hora); implantação de Plano Cicloviário; preparação de licitação para o novo sistema de transporte público municipal; estudo de novos modais de transporte público; concessão dos pontos de ônibus; sistema de compartilhamento de carros e bicicletas (car sharing e bike sharing); carona solidária; incentivos para a Política Nacional de Mobilidade Elétrica (implantação de eletropostos), entre outros dados.

 

Campinas está buscando ações inovadoras para ter maior eficiência no trânsito e transporte público do município e esse protagonismo nacional pode inspirar outros municípios”, afirma Barreiro.

 

O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável será realizado no auditório do Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, das 9h até as 14h. Contará com a presença do prefeito José Ronaldo, representantes de secretarias municipais, empresas, universidades e sociedade civil. A palestra do secretário Carlos Barreiro está prevista para ocorrer por volta das 10h. O evento é organizado pela Pirelli, em parceria com a Administração do município e o WBCSD.

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito:

Foto: Campinas busca ações inovadoras para ter maior eficiência no trânsito e transporte público

Campinas busca ações inovadoras para ter maior eficiência no trânsito e transporte público