Encontro sobre Direitos Humanos e Cidadania estimula parcerias

17/03/2017 - 18:07

A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, participou nesta sexta-feira, dia 17 de março, do I Encontro Estadual com Gestores Municipais sobre Direitos Humanos e Cidadania, em São Paulo. O evento teve como objetivo apresentar as Coordenações e Programas da Secretaria da Justiça, para construir possibilidades de colaboração entre os municípios do Estado de São Paulo.

O encontro reuniu secretários e diretores municipais que trabalham com Direitos Humanos e Cidadania, e teve a presença do secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa. Temas como o papel e a importância dos conselhos municipais foram abordados, assim como a união do Estado e municípios na defesa da cidadania e no combate à intolerância. Na ocasião, também foram apresentados serviços de entidades vinculadas à Secretaria da Justiça.

Segundo o secretário estadual, Elias Rosa, a reunião foi uma oportunidade para mostrar aos gestores municipais as atividades e programas da Pasta, “trazendo formas de colaboração e parcerias para reprodução de programas no âmbito municipal e discussão de temas importantes em direitos humanos e cidadania”.

De acordo com a secretária Eliane Jocelaine, que representou o prefeito Jonas Donizette, os gestores participantes puderam conhecer as diversas coordenadorias, ações e programas estaduais. Ela destacou que essas ações poderão ser articuladas em parceria com os municípios, por ações pontuais ou continuadas. “E no encontro pudemos trabalhar a perspectiva de que os municípios desenvolvam a política de Direitos Humanos em seus territórios com um dialogo maior com a comunidade”, destacou.

Eliane contou também que a presença de Campinas no evento demonstrou o quanto o município está alinhado com a política de direitos humanos do Estado de São Paulo, inclusive com as ações já planejadas em âmbito estadual. “O novo conceito de atuação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, focada na amplitude dos direitos humanos, pode estabelecer diálogos e parcerias que possibilitem o aperfeiçoamento dessa política no município”, afirmou.

A partir de sua participação no evento, Eliane Jocelaine destacou a possibilidade de que Campinas realize, por parceria ou cooperação, a qualificação de centros de referência dos diversos segmentos, bem como ações de capacitação e cooperação, citando como exemplo iniciativas de mediações de conflitos.

Crédito: Divulgação

Foto: Secretário Adjunto da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, e secretário de Justiça e Cidadania, Márcio Elias Rosa  | Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Foto: Trabalho conjunto entre municípíos poderá ampliar atendimento | Crédito: Divulgação