Fundação José Pedro de Oliveira inicia neste sábado projeto sobre aves

17/03/2017 - 17:11

A Fundação José Pedro de Oliveira realiza neste sábado, dia 18, o encontro de formação do projeto “Guia colaborativo das aves da Arie Mata de Santa Genebra”, desenvolvido em parceria com o Goac – Grupo de Observadores de Aves de Campinas. A atividade será desenvolvida das 8h30 às 13h, na sede da Fundação, para 40 inscritos. O Goac realiza, há mais de 10 anos, ações que contribuem significativamente para o conhecimento sobre aves da região.

O projeto tem como objetivo sensibilizar os visitantes sobre a observação das aves, envolver a comunidade na valorização da fauna e divulgar a biodiversidade regional. Também permitirá qualificar os materiais educativos disponíveis para outros programas da Fundação.

Durante o encontro serão apresentados os projetos desenvolvidos na Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico), em especial o Guia Colaborativo. Os participantes da formação também terão a oportunidade de saber mais sobre as atividades realizadas por observadores de aves da região.

De acordo com o presidente da Fundação, Thiago Ferrari, o trabalho vai contribuir para enriquecer o acervo de imagens das aves que vivem na Mata de Santa Genebra. “Nossa fauna é muito rica e o registro das espécies que temos é importante para a preservação. Além de ser uma atividade agradável, será uma contribuição significativa para os nossos projetos”, afirmou.

Para cada nova ave fotografada, será adicionada uma página no guia de observação, contendo informações sobre a biologia, a ecologia, estado de conservação e curiosidades da ave. Além do crédito da imagem, serão incluídas no guia informações sobre o fotógrafo, momento de obtenção da foto, entre outras.

As visitas à Mata, para observação e fotografia das aves, serão feitas segundo um calendário que a Fundação vai divulgar aos participantes. As atividades poderão ser feitas no período da manhã ou final da tarde, obedecendo às datas disponíveis.

A sede da Fundação José Pedro de Oliveira fica na rua Mata Atlântica, 447. Bairro Bosque de Barão.

Encontro de formação para elaboração do “Guia colaborativo das aves da Arie

Mata de Santa Genebra”

Data: 18 de março, sábado

Horário: das 8h30 às 13h