Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Exposição no Museu do Esporte reúne fotos e troféus de atletas femininas


17/03/2017 - 16:29




 

Cerca de 150 pessoas, entre atletas homenageadas e convidados, prestigiaram, na noite desta quinta-feira, dia 16 de março, a abertura da exposição "A Mulher Campineira no Esporte", promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine, também esteve presente e cumprimentou as esportivas.

 

 

Instalada no Museu do Esporte, a mostra é composta por 50 fotografias de atletas mulheres. Também estão expostos 50 troféus de representações femininas de Campinas relacionadas às conquistas das equipes em jogos regionais, abertos e outros.

 

 

A isntalação é uma homenagem às esportistas que levam o nome de Campinas para o pódio nas diversas modalidades e integra a programação do mês em que se comemora o Dia da Mulher. O evento de abertura contou com apresentações musicais, exibições de tecido acrobático e espaço com food trucks.

 

 

O secretário de Esportes e Lazer, Dário Daadi, comemorou a presença na solenidade de atletas femininas de diversas gerações, desde aquelas que já conquistaram prêmios e medalhas até as promessas de futuro brilhante no esporte campineiro. “Compareceram atletas homenageadas na exposição que fizeram e que fazem história no esporte em nossa cidade”, destacou.

 

 

Para ilustrar sua afirmação, Saadi saudou a jogadora de vôlei e basquete dos anos 40, Circe de Souza, atualmente com 85 anos. Circe compareceu acompanhada pelos filhos Marcel e Mauríy, integrantes da Seleção Brasileira de Basquete nas décadas de 70 e 80.

 

 

Também foram presenças de destaque Conceição Geremias, participante de três Olimpíadas na modalidade atletismo; Odette Valentino, recordista sul-americana de arremesso de disco e de peso e pentacampeã máster em lançamento de dardo; Paquita Jorge, campeã mundial em braço de ferro; Filomena Bergamo, da seleção brasileira de vôlei nos anos 70. Outros nomes ilustres que circularam pela cerimônia foram Cristina Bognar, campeã mundial de luta de braço; Kizzy Antualpa, campeã sul-americana de ginástica rítmica; Paloma Silva, primeira do ranking brasileiro de badmington; as irmãs Sugimori: Flávia, que foi campeã sul-americana de natação em três estilos e Fabiana, a primeira nadadora do país recordista paralímpica; Luiza Vieira, campeã sul-americana de natação e Fernanda Resende, campeã em ginástica rítmica, entre outras.

 

 

As fotografias são impressas em folha de PVC 33x50 cm e resgatam a história do esporte na cidade, lembrando momentos como a convocação para a Seleção Brasileira e competições nacionais e internacionais.

 

 

Museu do Esporte

 

 

O Museu do esporte, inaugurado em dezembro de 2016, reúne um acervo permanente formado por 240 peças da Secretaria de Esportes e Lazer, além de objetos importantes das coleções de clubes da cidade. Mais de 500 objetos relacionados a campeonatos e títulos internacionais como troféus, medalhas, flâmulas, bastões de corrida, documentos, reportagens e fotografias também estão expostos.

 

 

O Museu do Esporte está localizado no balneário do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e funciona de quarta a domingo, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30.


 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Eliane Jocelaine, Odete Valentino e Dário Saadi | Crédito: Antônio de Oliveira

Eliane Jocelaine, Odete Valentino e Dário Saadi

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Atletas de diversas modalidades participaram do evento | Crédito: Antônio de Oliveira

Atletas de diversas modalidades participaram do evento

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Apresentação de tecido acrobático encantou os presentes | Crédito: Antônio de Oliveira

Apresentação de tecido acrobático encantou os presentes

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Saadi disse que atletas marcaram esporte campineiro | Crédito: Antônio de Oliveira

Saadi disse que atletas marcaram esporte campineiro