Pessoas com síndrome de Down vão a restaurantes para celebrar conquistas

16/03/2017 - 17:56

Uma programação intensa, com atividades ao longo de uma semana, comemora, em Campinas, as conquistas obtidas pelas pessoas com síndrome de Down. Entre os eventos agendados está um “happy down”, com encontros em restaurantes da cidade para confraternização, além de caminhada e capacitação. A participação é livre e aberta para todos os interessados.

O Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down é 21 de março. A agenda será aberta com a 6ª Caminhada pela Inclusão, neste domingo, dia 19, às 9h, e seguem até o dia 25 de março, encerrando-se com um encontro na Praça do Coco.

A largada da 6ª Caminhada pela Inclusão “Eu faço parte” acontece na Praça Arautos da Paz, com percurso de 400m. A atividade tem o objetivo de reforçar a importância do respeito às diferenças e a cordialidade com o próximo. Os participantes serão acompanhados por apresentações musicais e de capoeira. Quem desejar pode adquirir uma camiseta da passeata por R$ 25,00 no Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD) ou na Fundação Síndrome de Down (FSD).

Na segunda-feira, dia 20, a Semana da Síndrome de Down segue com uma palestra abordando “Linguagem e fala: perspectivas e possibilidades”. O evento será uma capacitação de linguagem para a rede municipal de ensino, com fonoaudiólogas do CEESD e da FSD. Haverá duas sessões, das 9h às 12h e de 13h30 às 16h na sede da FSD. No período da manhã, o evento terá foco maior na síndrome de Down e à tarde a abordagem será mais geral. O evento direciona-se a professores da rede pública, mas é aberto à participação do público. São 100 vagas para cada período.

Dia 21, terça-feira, será a vez do Happy Down em toda a cidade. Nesta ocasião, grupos e famílias de pessoas com síndrome de Down irão a restaurantes da cidade para comemorar a data. A ação é livre e não tem local definido. Para mais informações, pode-se contatar a CEESD pelo telefone (19) 3795-4690 ou a FSD pelo (19) 3790-2818.

As comemorações terminam no sábado, dia 25, em um encontro aberto ao público, na Praça do Coco, em Barão Geraldo. Yoga e brincadeiras musicais com o grupo Palavra Cantada farão parte da festa.

A Semana da Síndrome de Down é promovida pelo CEESD e pela Fundação Síndrome de Down. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania e Secretaria de Esportes e Lazer), Instituto Mano Down e Lado B Comunicação Estratégica.

Histórico

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida 21 de março, representa a trissomia do cromossomo 21 que causa a alteração genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

19/3 (domingo) – Caminhada pela Inclusão

Saída da Praça Arautos da Paz (Taquaral), às 9h

20/3 (segunda-feira) - Capacitação de Linguagem

9h às 12h, e de 13h30 às 16h