Emdec sinaliza acesso ao Carlos Gomes para evitar sobrecarga em ponte

17/02/2017 - 13:19

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai implantar 18 placas de trânsito (advertência e regulamentação) na estrada de terra que dá acesso ao Jardim Carlos Gomes, na região leste do município. A sinalização visa proibir que veículos com peso acima do permitido passem pela ponte sobre o Rio Atibaia, que suporta no máximo 12 toneladas. Atualmente é comum que caminhões de até 40 toneladas percorram essa rota para desviar do pedágio da Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340, a Campinas-Mogi).

O motorista vai se deparar com duas placas de advertência já ao sair da rodovia, no último retorno antes do pedágio, sentido Mogi Mirim: uma com a inscrição “Veículos acima 12 t - Somente acesso local” e “Ponte a 3 km – Peso bruto máximo 12 t”. Uma vez na estrada (Rua Walter Franco de Lima), encontrará, mais à frente, nova placa de advertência perto da ponte, com a indicação “12 t – A 200 metros”. Quem estiver no sentido oposto (Rua Romeu Tullio) verá as placas “12 t – Última saída”, para retornar e não prosseguir por esse caminho.

A nova sinalização reforça a que já existia na aproximação da ponte.

A preocupação da Administração municipal é garantir a segurança, afinal esse peso excessivo poderia comprometer a estabilidade estrutural da ponte”, ressalta o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

As ruas que dão acesso ao Carlos Gomes também receberam placas de velocidade máxima permitida (40 km/h, seis no total), até então inexistentes.

Além dessas seis placas de regulamentação, a Emdec colocou três de peso bruto total máximo permitido (“12 t”) e uma de proibido virar à direita, para quem pretende entrar na Romeu Tullio antes da ponte, a partir da empresa Azuma Kirin.

O trabalho de colocação dessas placas pela Emdec será na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, sem necessidade de bloquear totalmente o trânsito.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Caminhão passa sobre ponte  | Crédito: Arquivo PMC