Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ordem Maronita recebe permissão de uso de área em Campinas


16/02/2017 - 19:08




 

 

A Missão da Ordem Maronita do Brasil, representante dos católicos do Oriente Médio, recebeu nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, permissão de uso de área da Prefeitura para seus trabalhos paroquiais e sociais. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou o termo de permissão em evento com a presença do Padre Sleiman Fares Eid (Padre Salomão) e do Padre Silvano Chamoun, responsável pela ordem maronita no Brasil.

 

 

O prior Padre Silvano Chamoun relembrou a história da Igreja Maronita na cidade e agradeceu ao prefeito em nome do fundador da igreja em Campinas, Padre Francis Nasr, já falecido, da Paróquia São Charbel e da comunidade libanesa. “Nesses 60 anos de nossa missão na cidade trabalhamos com muito amor aos campineiros e sempre junto com a Prefeitura de Campinas. Agradecemos profundamente o gesto do prefeito e garantimos que a permissão de uso do terreno para a paróquia São Charbel vai aumentar nosso trabalho social e pastoral, sempre pelo bem do cidadão e do fiel campineiro”, afirmou o Padre Chamoun.

 

 

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a igreja maronita trouxe para Campinas o carinho e alegria do povo libanês. “Ser Prefeito é reconhecer, dentro da cidade, os agentes que te ajudam no dia a dia, que amam a cidade e que fazem o bem por ela. A população de Campinas é um pouquinho do Brasil e do mundo e a paróquia de São Charbel presta um grande serviço levando uma mensagem de paz, fraternidade e união entre as pessoas”, destacou.

 

 

O padre Chamoun e o prefeito também relembraram a concessão do título de cidadão campineiro ao patriarca da Ordem, Cardeal Mar Bechara Boutros El Rai, em 2013, quando visitou Campinas. “Carregamos esse título em nossos corações para sempre”, disse o prior.

 

 

A assinatura do termo, nesta quinta-feira, tem um significado especial para os maronitas, que há mais de duas décadas solicitavam junto à Prefeitura de Campinas a permissão de uso do local para suas atividades paroquiais e sociais. Membros da comunidade libanesa no Brasil e autoridades e representantes do poder legislativo de Campinas também participaram do evento.

 

 

O terreno que abriga o templo de Campinas da Ordem Maronita no Brasil está localizado na Av. José Bonifácio, 1428, no Jardim Flamboyant, esquina com a rua Jesuíno Marcondes Machado. A partir do recebimento oficial da permissão de uso, a Ordem pode introduzir modificações no local, o que não era permitido anteriormente.

 

 

História

 

 

Os maronitas fazem parte de uma ordem religiosa católica que reconhece o Papa como liderança máxima da igreja. A instituição teve origem no Líbano, por meio de São Maron, um eremita, cujas pregações alcançaram a conversão de muitas pessoas. São Maron viveu até cerca do ano 410. Seus discípulos construíram vários mosteiros pela Síria e posteriormente levaram a Ordem para o mundo.

 

 

No Brasil, a Ordem chegou por volta de 1890. Além do templo de Campinas, há 11 igrejas maronitas no País. No estado de São Paulo, estão localizadas na capital, Bauru, Guarulhos, Piracicaba, Suzano e São José do Rio Preto. As cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) também abrigam templos da Ordem.

 

 

A paróquia de Campinas, assim como a de outras cidades, foi nomeada em homenagem a São Charbel, santo maronita cuja canonização ocorreu em 1977. O templo, construído com pedras trazidas diretamente do Líbano, chama atenção pela arquitetura rústica e tradicional. O site http://www.igrejamaronita.org.br traz mais sobre a história e ritos maronitas no Brasil.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito e maronitas comemoram permissão de uso | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito e maronitas comemoram permissão de uso

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Padre Salomão agradeceu ao prefeito | Crédito: Carlos Bassan

Padre Salomão agradeceu ao prefeito

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Padre Silvano Chamoun também esteve presente  | Crédito: Carlos Bassan

Padre Silvano Chamoun também esteve presente

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito lembrou trabalho dos maronitas por Campinas | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito lembrou trabalho dos maronitas por Campinas