Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Saúde amplia formas de agendamento para vacina contra a febre amarela


16/02/2017 - 10:20




A Prefeitura de Campinas ampliou as formas de acesso ao agendamento da vacina contra a febre amarela. Além do Disque Saúde (160), a vacinação também pode ser agendada pelo serviço 156 e pelo chat disponível na página da Secretaria de Saúde (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/)

 

O atendimento pelo 156 será feito das 6h40 às 19h20; pelo Disque Saúde e chat, das 7h às 19, todos de segunda a sexta-feira. O agendamento é para as 15 unidades que atualmente aplicam a vacina. A relação de centros de saúde pode ser conferida no endereço http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/locais_vacinacao.htm.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação do sistema de agendamento visa oferecer mais conforto às pessoas que vão viajar para áreas com recomendação da vacina e que precisam ser imunizadas.

 

Campinas não está em área de risco, por isso só devem se vacinar as pessoas com viagem marcada para as regiões apontadas pelo Ministério da Saúde (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/vigilancia/vacinacao/2017/Municipios_conforme_area_recomendacao_para_vacinacao_contra_febre_amarela.pdf). “É importante ressaltar que as pessoas só tomem a vacina se realmente forem viajar, porque Campinas não está entre as cidades com recomendação da vacina.

 

A vacina é um imunubiológico com vírus vivo atenuado. É eficiente do ponto de vista de proteção, mas tem efeitos colaterais, que, em casos remotos, podem ser muito graves. Por isso, deve ser usada apenas em quem precisa.

 

No Brasil não são registrados casos de febre amarela urbana desde 1942.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Agendamentos devem ser feitos pelo Disque Saúde, chat e 156 | Crédito: Fernanda Sunega

Agendamentos devem ser feitos pelo Disque Saúde, chat e 156