Encontro com prefeitos discute sustentabilidade nas políticas públicas

15/02/2017 - 15:35

Nesta quarta-feira, dia 15, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou de um encontro com prefeitos, secretários, técnicos e representantes de entidades que tratam da sustentabilidade no Brasil e no mundo. A reunião, realizada no hotel Tryp , em São Paulo, teve como pauta a apresentação e discussão do tema "Implementação local das agendas globais de sustentabilidade no Brasil", resultado de uma oficina realizada na terça-feira, dia 14.

O evento foi organizado com o objetivo de compartilhar experiências exitosas e compromissos em sustentabilidade e também discutir o financiamento, os caminhos e os desafios de implementação das agendas de sustentabilidade nas cidades brasileiras.

O prefeito Jonas manifestou-se dizendo que "é fundamental o envolvimento do governo local nas ações de sustentabilidade. Somente assim chegaremos ao global. Em Campinas, temos o Plano do Verde, com duas principais linhas, a de preservação de áreas, na qual protegemos e recompomos as áreas verdes, e a de função social, pela qual aproximamos a população do meio ambiente e planejamos as políticas públicas tendo como base a sustentabilidade em todas as secretarias".

O prefeito completou dizendo que, em Campinas, cada secretaria explica como está aplicando a sustentabilidade em sua área de atuação e esse fluxo passa a ser automático, sempre de forma transversal. "Buscamos o equilíbrio para levar mais qualidade de vida às regiões que ainda estão degradadas porque cresceram sem ordenamento. Por isso temos uma agenda de sustentabilidade em todos os setores", explicou.

A reunião foi organizada pela Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+/Pnud (Programa das Nações Unidas) e o Programa Cidades Sustentáveis. A coordenação do encontro ficou a cargo do secretário executivo da Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, para quem "o repertório da sustentabilidade precisa ser transformado em políticas públicas nos municípios".

Campinas

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, destacou a importância da sustentabilidade fazer parte das políticas públicas desenvolvidas por todas as áreas do governo, não somente em relação ao meio ambiente. Baseado no trabalho que vem desenvolvendo em Campinas, Menezes afirmou que "é preciso inocular a sustentabilidade em todas as práticas e decisões e os municípios brasileiros precisam de ajuda para transformar as demandas em projetos".

O coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, afirmou que é preciso mudar os processos para obter resultados práticos, de fato, sustentáveis. "No Brasil, estamos engajando os municípios para que sirvam de exemplo rumo ao desenvolvimento sustentável. A boa notícia é que nós sabemos o que tem de ser feito: criar com vontade política e mostrar para as pessoas o que está sendo desenvolvido”, disse Grajew.

Além de prefeitos, o encontro contou com a presença de representantes de secretarias municipais e estaduais e de instituições envolvidas com o planejamento de projetos e ações sustentáveis.

Foto: Prefeito Jonas: envolvimento dos municípios | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito Jonas: envolvimento dos municípios

Foto: Autoridades estaduais participaram da reunião | Crédito: Carlos Bassan

Autoridades estaduais participaram da reunião