GMs serão multiplicadores de conteúdos educativos da Emdec

14/02/2017 - 15:19

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará nesta semana um curso de formação de guardas municipais sobre Mobilidade Urbana. Oito GMs visitarão a empresa na quarta-feira, das 9h às 16h, para trabalhar conceitos relativos à segurança e educação no trânsito.

Assim como os agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec levam ações de conscientização às escolas – um exemplo é o projeto “A gente aprende. Agente ensina”, com palestras dos chamados “amarelinhos” –, a Guarda Municipal desenvolve atividades nas instituições de ensino para promover a cidadania e reduzir a violência dentro e fora do ambiente escolar.

A Emdec oferecerá conteúdos de trânsito à GM, para que o órgão possa incorporá-los em seus programas educativos, atuando como divulgador estratégico da harmonia na circulação. Também haverá troca de experiências sobre os projetos feitos por ambos nas escolas. Estará em pauta a parceria entre Emdec e GM.

Às 9h, o diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Guilherme Damasceno Fernandes, dará as boas-vindas à equipe do órgão de segurança pública. Na sequência (9h15-10h15), a área de Educação da Emdec apresentará as atividades realizadas nas escolas. Entre 10h30 e 11h30, será a vez da GM mostrar seu trabalho nas instituições de ensino. A partir daí, entrará em discussão a aliança entre os órgãos.

Após o almoço, quatro agentes da mobilidade urbana e quatro educadores da Emdec ministrarão aos oito GMs, das 13h30 às 15h30, cinco conteúdos básicos: Mobilidade Urbana sustentável, papéis e escolhas da circulação, ética e cidadania, acidentalidade e orientações didáticas.