IPTU dos imóveis residenciais de Campinas vence nesta terça-feira

13/02/2017 - 10:09

Os carnês de IPTU dos imóveis residenciais de Campinas vencem nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única e pagaram rigorosamente em dia o imposto do ano passado terão direito a um desconto de 8%. O IPTU também pode ser parcelado em até 11 vezes; neste caso, o desconto é de adimplência para quem pagou em dia em 2016.

Os Correios já concluíram a entrega, porém, se algum contribuinte ainda não recebeu o seu carnê, ele pode ser retirado pela internet, no site da Secretaria de Finanças (http://iptu.campinas.sp.gov.br/iptu/index.html) ou em um dos postos de atendimento tributário (Porta Aberta, Prefeitura Móvel e Agiliza Campinas).

Ao todo, entre imóveis residenciais e não-residenciais, foram emitidos 462 mil carnês, com lançamento total da ordem de R$ 852 milhões, que corresponde à terceira maior fonte de arrecadação do município.

A Secretaria de Finanças ressalta que o desconto para a cota única só vale até o dia do vencimento, ou seja, 14 de fevereiro. Os contribuintes que forem parcelar o imposto também devem ficar atentos à data de vencimento de cada parcela, para não perderem o desconto de adimplência do próximo ano.

O IPTU de 2017 não teve aumento, sofreu apenas a correção da UFIC (Unidade Fiscal de Campinas), que segundo variação do INPC/IBGE fechou em 7,39% e passou a valer R$ 3,3297 neste ano. Apenas imóveis com algum tipo de alteração cadastral (tamanho, finalidade, construção) tiveram mudança no valor em UFIC.

Informações

A contracapa do carnê traz informações sobre os serviços disponibilizados ao contribuinte via Portal de Atendimento na internet, agilizando e facilitando o acesso aos serviços públicos.

Os recolhimentos podem ser efetuados, conforme a instituição bancária, no autoatendimento, na internet ou diretamente no caixa do banco. Os valores das guias estão em reais e no valor respectivo a recolher.

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas com multa e juros, no caso de pagamento em atraso, que poderão ser obtidas no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/servicos-online.php.

Informações podem ser obtidas também no SAC – 3755-6000 e na internet, que inclui opções de impressão de formulários, de 2ª vias do carnê e de certidões, além da legislação que trata do IPTU, da Taxa de Lixo e de Sinistro (link – http://www.campinas.sp.gov.br/, acessar os itens de SERVIÇOS ONLINE - Tributos).

Pagamento pelo celular

A IMA e a Secretaria de Finanças lançaram nesta semana o aplicativo “IPTU Mobile Campinas” para celular e tablet que utlizam plataforma Android. Pelo aplicativo, o contribuinte pode consultar o valor do IPTU de seu imóvel, ver as parcelas pagas e a vencer e gerar o código para pagamento, incluindo também a parcela única.

Com o código gerado, o contribuinte precisa apenas acessar o aplicativo do seu banco para efetuar o pagamento ou, se preferir, pode enviá-lo por e-mail para pagamento posterior pela internet banking, por exemplo.

Para acessar o novo aplicativo, é preciso estar cadastrado no Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/). O acesso se dá com o número do CPF e a senha do portal. Esse cadastramento inicial é necessário para que o sistema possa cruzar os dados do cidadão com os imóveis cadastrados em seu nome.

IPTU 2017

Vencimento: 14 de fevereiro

Para quem: imóveis residencias (casas, apartamentos, terrenos e garagens)

Número total de carnês lançados: 462 mil carnês

Total do lançamento: R$ 852 milhões

Desconto: 3% de adimplência (para quem pagou rigorosamente em dia em 2016) e 5% para pagamento da cota única.

Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura: SAC (3755-6000) ou nas unidades do Porta Aberta, Prefeitura Móvel e Agiliza Campinas.

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Carnês dos imóveis residenciais vencem nesta terça-feira, dia 14 | Crédito: Luiz Granzotto

Carnês dos imóveis residenciais vencem nesta terça-feira, dia 14