Prefeitura entrega novo trecho do Piçarrão

18/10/2009 - 21:37

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, esteve na manhã deste sábado, dia 17 de outubro, na região Sul da cidade, para a entrega do novo trecho do complexo vário do Pirração, nomeado como Avenida Dr. Pedro Salomão José Kassab.

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, entre elas, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que agradeceu a homenagem feita ao seu pai, falecido há 30 dias. “Trata-se de um momento triste pela morte de papai, mas também alegre devido a homenagem que ajuda a preservar sua memória”, disse o prefeito de São Paulo.

Com aproximadamente 800 metros de extensão, a obra faz parte do Anel de Integração Engenheiro Rebouças, na região Sul, e agilizará o trânsito no sentido Centro-bairro, principalmente quando for liberado ao trânsito o Túnel 2, que tem entrega prevista para novembro.

O trecho da Marginal Oeste do Piçarrão fica entre a avenida Ruy de Almeida Barbosa e a rua Abelardo Pompeo do Amaral (Vila Industrial). A obra teve investimento de cerca de R$ 1,5 milhão e foi executada pela empreiteira Vial, vencedora de licitação pública.

Dr. Hélio ressaltou a importância da obra destacando as vantagens que ela trará aos campineiros, inclusive dos moradores da região. “Essa obra era uma necessidade antiga dos moradores da região e, assim que concluído o Anel da Integração, estaremos melhorando o trânsito na região central da cidade. Estamos olhando para o futuro do transporte de Campinas”, disse.

Sobre o nome dado a avenida, o prefeito foi categórico. “Essa é uma grande avenida, que merece ter o nome de um grande homem brasileiro. Sinto-me também obrigado a render esta homenagem ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por quem tenho muito respeito e uma grande convivência”, disse Dr. Hélio.

Aprovação para Teresa Vieira, que mora em um condomínio às margens da nova avenida, a obra vai melhorar em muitos aspectos a vida de quem reside no bairro. “Brigamos muito por isso daqui, agora que está pronto, com certeza vamos ter mais segurança. O prefeito está de parabéns”, disse.

O projeto englobou obras de drenagem de águas pluviais, implantação de guias e sarjetas, compactação do solo, execução de asfalto tipo 3, próprio para trânsito de veículos pesados, iluminação e sinalização de trânsito vertical e horizontal, sob a responsabilidade da a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

Para facilitar o trânsito de pedestres no trecho, a Administração Regional 6 executou aproximadamente 900 metros de calçada de concreto. Muitos moradores da área utilizarão o local para fazer caminhadas no começo da manhã e final da tarde.

Anel da Integração quando estiver completo, o Anel da Integração ‘Engenheiro Rebouças’, localizado entre o sistema Rótula/Contra-Rótula e o anel das rodovias que circunda Campinas, irá contribuir para a melhoria do trânsito na região central da cidade.

De acordo com a Emdec, o anel criará uma alternativa para a travessia da cidade sem a necessidade de tráfego pela região central, especialmente para veículos de carga, ônibus rodoviários e fretados.

O Anel "Engenheiro Rebouças" é composto pela Avenida Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, Rua Barão de Monte Alegre, Rua Joaquim Vilac, Avenida Alberto Sarmento, Avenida Andrade Neves, Avenida Luís Smânio, Avenida Theodureto de Almeida Camargo, Avenida Dr. Heitor Penteado, Avenida Júlio Prestes, Avenida José de Souza Campos, Avenida Princesa D’Oeste, Avenida Ayrton Senna da Silva, Avenida Monte Castelo, Avenida Ângelo Simões e Marginal do Piçarrão.

Com o funcionamento do Túnel 2, será possível ainda garantir um novo trajeto para os ônibus rodoviários que chegam de São Paulo e de outras cidades da região. Desta forma, o percurso será reduzido em 7,5 quilômetros o que trará impacto significativo à qualidade da circulação na região central. (colaboração: Doni Vieira)

Crédito: