Dance Mais: baile agita Parque das Águas

16/10/2009 - 18:18

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o baile Dance Mais, realizado pela primeira vez no Parque das Águas, localizado no Parque Jambeiro. Este é o segundo de 15 bailes que serão realizados nas cinco macrorregiões da cidade, onde acontecem as atividades realizadas pelo Programa Viva Mais, da Prefeitura de Campinas.

O coordenador da Coordenadoria Especial do Idoso, Cid Ferreira, abriu o baile pedindo que os presentes fizessem uma oração para agradecer o evento. “Queria deixar registrado aqui que todo o evento promovido pela Prefeitura e que estivermos juntos, nós vamos dar continuidade, independente das críticas”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Achilles Gonçalves não só marcou presença no evento, como também entrou na dança e arriscou uma parceria com uma usuária do programa. “É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto dessas pessoas. Eu acho que hoje o programa Viva Mais é o carro-chefe da Prefeitura de Campinas. Por meio dele promovemos a sociabilização, integração e oferecemos mais uma opção de lazer para essa juventude adiantada”, disse.

O baile foi comandando pela banda Conexão Musical que fez todo o pessoal dançar, inclusive crianças e jovens que formavam duplas com os usuários do programa.

A aposentada Maria Andrade Pereira era uma das participantes mais animadas. Moradora da Vila Giorgina, Maria não parou para descansar um minuto sequer. “Esse baile é uma coisa de louco. Tenho 72 anos e hoje me sinto com 12”, contou ela.

O próximo baile do Dance Mais será realizado na sexta-feira, dia 23 de outubro, na Praça de Esportes Tancredo Neves, s/n°, no Jardim Campos Elísios, das 14h às 17h. Para este dia serão contratados free dancers (dançarinos) para não deixar ninguém parado, como anunciou Cid Ferreira.

Viva Mais

O programa Viva Mais visa a integração da população idosa do município de forma intergeracional, para atender diversas faixas etárias num mesmo espaço físico, nas cinco macrorregiões da cidade.

O projeto foi desenvolvido intersetorialmente pelas secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social; Saúde; Esporte e Lazer; Cultura; Educação; Comércio, Indústria, Serviços e Turismo; Transportes e Meio Ambiente. Todo esse processo foi acompanhado pela Coordenadoria Especial do Idoso, que é o órgão interlocutor e avaliador das atividades propostas.

São oferecidas várias atividades nos cinco Polos de Referência, durante o expediente público, tanto nas áreas de Esporte e Lazer, Cultura, Turismo e Meio Ambiente como com as políticas de Saúde, Assistência Social, Educação e Transporte.

Cada espaço conta com uma grade específica programada para os usuários, como academias para a terceira idade, palestras sobre violência, dança circular da saúde, inclusão digital via Programa Jovem.Com, oferta de cursos profissionalizantes, de artesanato, de alfabetização para adultos, de contação de histórias, roteiros turísticos, dança de salão e demais ações.

Os Polos de Referência da Região Norte são o Clube Municipal "João Carlos de Oliveira" e o Centro de Convivência da Vila Padre Anchieta. Na Região Sul, a programação acontece no Parque das Águas e, na Leste, no Centro de Vivência do Idoso e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.

Na região Sudoeste as atividades são na Praça de Esportes Tancredo Neves e, na região Noroeste, o programa acontece no Centro Esportivo dos Trabalhadores "Brasil de Oliveira".

Atualmente, o projeto Viva Mais – Para Viver Mais e Melhor está em fase de implantação com a inscrição dos idosos e adequação dos polos. (colaboração: Bel Buzzo Alonso)

Crédito: