Campinas tem mais de 10 mil moradias

25/08/2009 - 11:52

O prefeito Hélio anunciou nesta quarta-feira, 29 de julho, que Campinas já tem mais de 10 mil unidades habitacionais aprovadas para iniciar a construção através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Desse total, cerca de 7 mil voltadas para famílias que tenham renda mensal de até 3 salários mínimos.

"Somos muito transparentes em agradecer a iniciativa privada que tem demonstrado interesse em construir novas moradias para a população que mais precisa. A clareza também existe na hora de afirmar que somente aquelas empresas que tem esse tipo de preocupação social é que terão prioridade na nossa administração", disse Dr. Hélio.

O secretário de Urbanismo, Hélio Jarreta, afirmou que nos próximos 30 dias, a Prefeitura espera aprovar mais 14 mil unidades habitacionais. "Encaminharemos para a Caixa Econômica Federal todos os projetos que chegaram até a Prefeitura num prazo máximo de 30 dias. Cerca de 75% dos projetos são voltados para a faixa de renda de até 3 salários mínimos", explicou o secretário.

O prefeito Hélio também assinou contrato para construção de 185 novas moradias para famílias que vivem em áreas de risco. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da região do entorno do Aeroporto de Viracopos. Serão 100 novas casas no bairro Gleba B, ao lado do Parque Oziel, e o restante no Jd. Marisa, região Sul da cidade.

"Nossa administração estabeleceu como prioridade a remoção de famílias que vivem em áreas de risco, parcela da população que sempre ficou à margem de investimentos públicos. Estamos cumprindo nossa obrigação que é de dar dignidade e qualidade de vida a todos os cidadãos, especialmente àqueles que mais precisam", disse o prefeito Dr. Hélio.

Serão investidos mais R$ 7 milhões na construção dessas novas casas, com recursos do governo federal – através do PAC – e contrapartida do governo municipal. As unidades habitacionais fazem parte do projeto VIP Viracopos, considerado o maior projeto de inclusão social do interior do estado, com obras de habitação, saneamento e de infra-estrutura.

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), André von Zuben, realizou no mesmo evento exposição das obras entregues, iniciadas, assinadas ou em licitação, com verba municipal. São mais de 1400 novas moradias, com investimentos de mais de R$ 54 milhões por parte da Prefeitura.

Logo após a cerimônia de assinatura, o setor habitacional – Sehab e Cohab – juntamente com a secretaria de Planejamento, iniciaram uma exposição dos projetos habitacionais aprovados no Programa Minha Casa, Minha Vida, que já podem ser implantados na cidade. A exposição é realizada no Paço Municipal.

Crédito: