II Unifest Rock: sorteio define ordem

25/08/2009 - 11:13

Um sorteio realizado pela organização do Unifest Rock nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, na Sala Azul da Prefeitura Municipal, definiu a ordem de apresentação das 36 bandas selecionadas para a segunda edição festival que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro.

Com a presença do diretor de Cultura, Vinícius Gratti, representando o prefeito Hélio Oliveira dos Santos e o secretário municipal de Cultura, Arthur Achilles, e de de organizadores do festival, o sorteio foi assistido também por algumas bandas de Campinas.

Logo de início, Maks Tiritan, organizador do Unifest Rock, falou sobre a transparência do evento, explicando o processo de seleção das bandas e o sorteio. “Tivemos cuidado em fazer as coisas da forma mais transparente possível. Todas as pessoas envolvidas no processo de seleção das bandas inscritas são músicos e pessoas ligadas ao cenário musical com bastante credibilidade no meio”, disse.

Das 36 bandas selecionadas que representam diversos estados brasileiros, dez são de Campinas. Tiritan explicou que para manter um equilíbrio existe um limite de dez bandas participantes da cidade no festival. “Em momento algum queremos favorecer ninguém. Nossa intenção é fazer um festival com qualidade e respeito, principalmente, para com os participantes”, explicou. Ainda pensando nesse equilíbrio, a organização do festival decidiu que as dez bandas da cidade seriam divididas em dois grupos de cinco para as apresentações dos dias 10 e 11 de setembro.

Sorteio

O sorteio foi realizado com o auxílio de um globo e a cada bola sorteada, era revelado o nome da banda. Dessa forma, obedecendo o regulamento, foram criados dois grupos de 18 bandas: as que se apresentarão na quinta-feira, dia 10 de setembro, e as que se farão o show na sexta-feira, dia 11 de setembro. Em seguida, um novo sorteio foi realizado para definir a ordem de apresentação das bandas de cada grupo (confira a lista abaixo).

Coincidentemente, a primeira banda a se apresentar no Unifest Rock é uma banda de Campinas. “Felippe Pompeo e os Blocos de Cimento” são os responsáveis por abrir o festival. “Acho super viável uma banda da cidade sede do evento ser a primeira a se apresentar e por sorte seremos nós”, comentou Felippe Pompeo. “Não enxergo que teremos uma grande responsabilidade ou sentiremos pressão por isso. Só espero que isso faça com que o público esteja presente logo no começo”, disse.

Talento

De acordo com Riva Rock, que foi um dos membros da comissão julgadora no processo de seleção, há muitas bandas boas nesta edição. “Há uma mistura de tudo, tem rock, rock pop, rock psicodélico e uns com umas batidas mais funkeadas. Campinas está bem representada e está edição tende a ser melhor que a primeira. Acredito que muitas das bandas ainda podem evoluir muito, principalmente as da cidade, que têm um grande conhecimento musical”, afirmou.

Para o diretor de Cultura, Vinícius Gratti, a segunda edição do festival será um sucesso. “As bandas selecionadas tiveram seus méritos para ficar entre as 36 escolhidas. Muita gente boa ficou de fora, pois infelizmente havia um limite de participantes”, disse.

Unifest Rock

O festival de rock universitário de Campinas é considerado como o maior do gênero no país. Já na segunda edição o festival recebeu 286 inscrições. Serão mais de 40 horas de músicas distribuídas em quatro dias de eventos e, ainda, shows com bandas já consagradas do rock nacional.

As seis bandas finalistas receberão prêmios em dinheiro e ainda participarão da gravação de um CD. O álbum reunirá duas canções de cada finalista e da banda revelação, que também será premiada. A banda vencedora do festival receberá R$ 10 mil, a segunda leva R$ 5 mil, a terceira R$ 3 mil, a quarta R$ 2 mil e a quinta colocada e a banda revelação R$ 1 mil cada uma.

O Unifest Rock é uma realização da Prefeitura de Campinas em parceria com a Sanasa e Rádio Educativa, e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre as diversas vertentes do rock praticadas nas mais diferentes regiões do País.

Programação:

10 de setembro (quinta-feira)

1- FELIPPE POMPEO E OS BLOCOS DE CIMENTO – Campinas (SP)
2- JB E SEUS AMIGOS SEX SIMBOLS – Campinas (SP)
3- MÍSTICA – Campinas (SP)
4- COYOTES CALIFÓRNIA – São Paulo (SP)
5- ADICIMA – Valinhos (SP)
6- DESTILADOS – Monte Sião (MG)
7- MARIA PRETINHA – Belo Horizonte (MG)
8- CALÇA JUSTA – Cruzeiro do Sul (RS)
9- KARTASE – São Paulo (SP)
10- DI BORESTI – Brasília (DF)