Campineira representará o Brasil em campeonato de badminton

07/04/2010 - 14:50

Adriana Carvalho

Com o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), a atleta da Associação Esportiva Sankalp, Luanna Capuli, irá representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Junior de Badminton. A conquista veio no feriado de Páscoa, na Sociedade Hípica de Campinas, quando a Confederação Brasileira promoveu um torneio seletivo para o campeonato. Essa foi a segunda vez que a Associação conseguiu classificar um atleta para um campeonato internacional.

A campineira, que mora no CDHU na região do distrito de Nova Aparecida, é aluna de um projeto realizado na Escola Estadual Jornalista Roberto Marinho. Lá cerca de 30 crianças e jovens moradores da região têm a oportunidade de aprender e se desenvolverem por meio do badminton. Luanna começou a frequentar as quadras há cerca de três anos, levada pelo irmão mais velho e foi convidada para continuar. Hoje, aos nove anos, ela é a caçula da equipe e motivo de orgulho para os professores.

Além de Luanna, outros campineiros foram classificados para representar o Brasil no torneio. Dos 54 atletas que vão para o Pan-Americano, 20 são de equipes campineiras. Atualmente, Campinas é o principal centro do badminton no País. Na cidade funciona a sede da Confederação Brasileira e está em construção o Centro Olímpico de Alto Rendimento, que será referência em cinco modalidades, incluindo o badminton.