Jogos Escolares têm início no dia 28

25/08/2009 - 09:03

Os Jogos Escolares Municipais 2009 (JEM) têm início no dia 28 de agosto, com a abertura da quarta edição do evento às 9h no ginásio do Taquaral, com a presença de 4,2 mil alunos de 32 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.

No dia 27, acontece o Congresso Técnico às 17h no Tênis Clube de Campinas. O evento terá a participação dos professores de educação física envolvidos na organização, com o objetivo de oferecer formação continuada dos educadores nas modalidades em que os JEM são disputados. Durante o Congresso, será definido o sistema de disputa e haverá o sorteio das chaves dos JEM.

Entre os dias 14 e 18 de setembro, acontece a fase classificatória dos JEM, que será realizada na PUC - Campinas. Vôlei, futsal, basquete, handebol e as modalidades individuais serão disputadas nas categorias mirim e infantil. Os classificados nessa etapa passarão para a fase final, que será disputada entre os dias 21 e 25 de setembro, também na PUC. O encerramento dos Jogos ocorre no dia 1º de outubro.

Participação

Os JEM são destinados a todos os alunos de 6 a 16 anos, matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). O torneio tem como objetivo incentivar o interesse pelo esporte como fator cultural e social na formação de cidadãos, além de atuar como instrumento de inclusão social e contribuir para a interação entre as escolas participantes.

Para isso, a quarta edição do evento passou por algumas adaptações para que fosse valorizado o caráter participativo e não competitivo. Agora, a escola não receberá o troféu por maior número de pontos conquistados em todas as modalidades. Dessa vez, a Emef que levar o maior número de participantes será premiada.

Mudanças

Os JEM 2009 pretendem incentivar não só a maior participação dos alunos, mas também dos educadores, por meio da Comissão Gestora dos Jogos e dos congressos técnicos das oito modalidades disputadas.

Até o início dos Jogos em setembro, os educadores de todas as modalidades passarão pelos congressos técnicos, que fazem parte da política de formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.

Também entre as mudanças está a duração da realização do torneio que foi reduzida para duas semanas, a serem realizadas em setembro. Os jogos acontecerão em um único espaço: na faculdade de Educação Física da Puc-Campinas. Com isso, os alunos da própria universidade auxiliarão no processo de organização dos Jogos.

Jogos

Os Jogos serão disputados em oito modalidades: atletismo (feminino e masculino), basquetebol (feminino e masculino), futsal (feminino e masculino); handebol (feminino e masculino); voleibol (feminino e masculino); tênis de mesa (feminino e masculino); damas (misto) e xadrez (misto). A Prefeitura oferecerá troféus e medalhas aos três primeiros colocados, por modalidade, categoria e sexo, incluindo a comissão técnica.

As categorias foram ajustas de acordo com o ciclo de aprendizagem: mirim (ciclo III de aprendizagem), corresponde aos nascidos entre 96, 97, 98 e infantil (ciclo VI de aprendizagem), que corresponde aos nascidos entre 93, 94 e 95. As competições serão disputadas em duas fases: classificatória e final.

Confira a programação dos JEM 2009:

- Congresso Técnico - 27 de agosto de 2009
- Abertura do JEM 2009 - 28 de agosto de 2009
- Fase Classificatória - 14 a 18 de setembro de 2009
- Fase Final - 21 a 25 de setembro de 2009
- Encerramento - 01 de outubro de 2009

Mais informações sobre a 4ª edição dos Jogos Escolares Municipais podem ser obtidas no endereço: http://www.campinas.sp.gov.br/esporte/jem2009

Crédito: