Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Programas e Projetos

Projeto de Incentivo à Leitura

Objetivos

  • fomentar e dinamizar atividades de leitura junto às escolas de Campinas;
  • divulgar a produção literária nacional e internacional;
  • promover uma abordagem abrangente do processo de leitura, em suas dimensões individual, coletiva compartilhada com parceiros, pública e dramatizada;
  • incentivar a leitura pública por alunos e professores;
  • motivar crianças e adolescentes a produzirem textos escritos, de caráter literário ou acadêmico.

Justificativa
A qualificação do processo de alfabetização de crianças e adolescentes depende da dedicação às atividades de leitura e produção de textos, ao exercício e manuseio de textos técnicos e literários que propiciem a atividade de abstração inerentes à formulação da linguagem escrita e ao domínio de seus gêneros.

Nossa cultura, presa a uma tradição, tratou tardiamente a alfabetização de sua população e hoje vive as seqüelas de um processo de formação para leitura que não tem âncoras nas práticas culturais da maioria de nossa população.

Vivemos, hoje, um processo cultural onde a disseminação dos recursos áudio-visuais facilitam a comunicação social sem exigir um maior empenho nas práticas de leitura e produção de textos. Corremos o risco, com isso, de não habilitarmos nossos estudantes a um domínio mais completo da linguagem, multiplicando apenas nosso consolidado analfabetismo funcional.

Para ampliarmos as possibilidades de formação de nossos estudantes nas atividades de produção e uso da matéria escrita, estamos desenvolvendo este projeto, para que as dimensões prazerosas e funcionais do manuseio da língua sejam incentivadas em sua formação escolar e cultural. 


O Projeto
Em cada escola participante, é realizada uma Feira de Livros num dia dedicado à leitura, em que são desenvolvidas ações dentro e fora das salas de aula e as atividades de leitura são orientadas pelos professores, por todo o espaço da escola. A Coordenadoria Setorial de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza um acervo com cerca de 500 livros para a leitura, que são levados às escolas e expostos para consulta ou pegos para serem lidos. Procura-se desenvolver leituras coletivas e análises em grupo do significado das coisas lidas e, ao longo da atividade, são apresentados jograis, desenvolvidas oficinas, vivências, pesquisa em páginas de literatura na Internet, realizadas nas salas de informática, leituras de histórias infanto-juvenis e dramatização de textos e poesias. 

Em 13 de julho de 2007, o projeto foi tema de comunicação proferida sob o título de “Sentidos de Leitura” no 16º COLE – Congresso de Leitura do Brasil, realizado no período de 10 a 13 de julho de 2007, no Centro de Convenções da UNICAMP, Campinas, SP, por Batata (Ronaldo Simões Gomes), coordenador do projeto e Agente Cultural da Coordenadoria Setorial de Ação Cultural do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.


Escolas participantes em 2006 e 2007
  • Escola Estadual “Reverendo Nogueira” (2006)
  • Escola Estadual “Prof. Carlos Zink” (2006)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof. João Alves dos Santos” (2006 e 2007)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental. “Padre Domingos Zatti” (2006 e 2007)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Raul Pilla” (2007)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Edson Lima Souto” (2007)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre José Narciso Ehrenberg” (2007)


Equipe

Coordenação:
Batata (Ronaldo Simões Gomes), Agente Cultural da Coordenadoria Setorial de Ação Cultural do Departamento de Cultura

Participantes:
Adriano Bueno da Silva, rapper, poeta e servidor municipal lotado na Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, atuante no Projeto Leitura em Movimento – Ônibus-biblioteca , Antônio Joaquim de Andrade, ator e servidor municipal lotado no Museu da Imagem e do Som de Campinas, professores e convidados das escolas.

Contato
As escolas públicas interessadas em participar do Projeto de Incentivo à Leitura poderão enviar E-mail para coordenadoria.bibliotecas@campinas.sp.gov.br, indicando, no assunto o título Projeto de Incentivo à Leitura. No E-mail, informar:

  • Nome da escola
  • Endereço
  • Telefone
  • E-mail da escola
  • Diretor (a) da escola
  • Responsável pela solicitação e realização do projeto na escola



Voltar ao Topo ▲

Sarau Literário

Histórico

A idéia da realização de um sarau literário surgiu no desenrolar do Projeto de Incentivo à Leitura, desenvolvido pela Coordenadoria Setorial das Bibliotecas, na EMEF Raul Pilla, uma das escolas que fazem parte desse projeto. A proposição foi apresentada pelo Prof. Alberto Nasiasene, que participava do evento e se admirava dos trabalhos que foram apresentados por uma poetisa, aluna da Educação de Jovens e Adultos.

Sugeriu o referido professor que se criasse um espaço cultural onde os escritores anônimos de nossa cidade pudessem apresentar seu trabalhos e ouvir impressões sobre os mesmos. Apresentada a proposição ao João Henrique Cuelbas, chefe da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Mnaoel Zink”, foi iniciado o planejamento da atividade.

A proposta de se agendar um encontro mensal com escritores da cidade de Campinas passou a ser implementada a partir de 29 de setembro de 2007 e se repetiu em 27 de outubro e 24 de novembro. Na primeira sessão, tivemos a presença de cerca de vinte pessoas e, nas seguintes, cerca de quarenta pessoas. Grupos de Leitura que se organizam no SESC, SESI e na Biblioteca Adyr Gigliotti se incorporaram ao evento e transformaram a tentativa em um promissor espaço de debate cultural. Foi organizada uma lista de Endereços eletrônicos de interessados no evento para se estabelecer um nicho de divulgação e foi criado um blog do Sarau , onde se encontram imagens e textos de literatos e comentários sobre o que se realizou.

Em 24 de novembro, para referenciar a Semana da Consciência Negra, convidamos o escritor Fausto Antônio, literato e militante do Movimento Negro para apresentar seus trabalhos no Sarau.



Voltar ao Topo ▲

Projeto Leitura em Movimento

Objetivos

  • Implantar um programa de incentivo à leitura para moradores de bairros periféricos de Campinas;
  • Dar a essa população acesso e condição de uso de uma biblioteca, auxiliando no exercício da sua cidadania;
  • Identificar possíveis regiões para implementação de bibliotecas públicas.

Histórico
O projeto de pesquisa em políticas públicas, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, a PUC Campinas, a FAPESP e a TRANSURC, iniciou-se em 2001 e teve as seguintes etapas:

  • 1. Identificação das zonas da cidade quanto ao atendimento pelas bibliotecas:Pesquisa feita no período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2001, no cadastro de usuários das quatro bibliotecas públicas, para identificar a distribuição dos leitores na cidade.
  • 2. Levantamento de interesses de leitura: Levantamento dos interesses de leitura de sujeitos entrevistados, por bairro, por meio de um questionário para montagem do acervo.
  • 3. Teste de eficiência de um programa de atendimento – 2003: Dois ônibus foram adaptados para serem bibliotecas itinerantes. O acervo foi estabelecido a partir dos resultados da etapa 2 e da necessidade de ampliação dos interesses do usuário.


O Projeto Hoje
Em janeiro de 2004, finalizou-se a pesquisa, a parceria com as instituições e os dois ônibus do “Projeto Leitura em Movimento” passaram a ser um serviço da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.


Funcionamento
Todos os dias úteis, cada ônibus visita dois bairros, totalizando quarenta e dois bairros a cada quinze dias. Os bairros selecionados estão localizados na região da periferia de Campinas, onde há uma grande carência de espaços culturais.


Bairros atendidos

Ônibus 1 – 18 bairros

Manhã
Tarde
Jardim Lisa Residencial Cosmos
Jardim São Francisco e Chácara Santa Letícia Jardim Mercedes e Parque Universitário
Jardim Uruguai Dic IV
Parque Cidade de Campinas Jardim Santa Mônica
Vila Aeroporto II Vila Aeroporto III
Jardim São Marcos Jardim Parque Anchieta
Vila Lunardi Vila Boa Vista
Jardim Eulina Chácara Três Marias


Ônibus 2 – 24 bairros

Manhã
Tarde
Jardim Santa Rita Vila Lourdes
Jardim Campo Belo Jardim Santa Maria
Vila Nilza Jardim San Diego
Jardim Santa Terezinha Jardim Morumbi e Jardim Aires da Costa
Jardim Itaguaçu Jardim São José
Parque Residencial Carvalho de Moura Jardim Judith e Parque Jambeiro
Jardim Campos Elíseos Vila Castelo Branco e Jardim Garcia
Jardim Maísa Vila União, Country Ville e Jardim Tancredão
Jardim das Oliveiras Vila Monte Líbano
Vila Georgina


Local de estacionamento
Os ônibus estacionam nos bairros, privilegiando pontos de maior movimento como postos de saúde, mercados, padarias, associação de bairros e igrejas.


Público–alvo
Crianças, adolescentes e adultos.


Acervo
É composto de obras de literatura infanto-juvenil, literatura em geral, biografias, obras de referência, obras de culinária, artes, artesanato, religião, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos, entre outros, totalizando 3.500 volumes, aproximadamente, em cada ônibus.


Empréstimo de livros
Os livros poderão ser emprestados pelo período de 15 dias. Para isto, é necessária a carteira do usuário, que poderá ser obtida no próprio ônibus, mediante a apresentação do seguinte:
  • cédula de identidade em nome do próprio usuário
  • identidade escolar ou certidão de nascimento, caso o usuário não possua cédula de identidade
  • comprovante de residência em seu próprio nome ou em nome dos pais ou do responsável legal, quando menor de 14 anos

Atividades permanentes
  • Orientação à leitura
  • Consulta local
  • Pesquisa
  • Leitura livre de livros, jornais e revistas no ônibus
  • Empréstimo de livros


Usuários cadastrados
4.832 usuários cadastrados nos dois ônibus.


Atendimento diário por ônibus
Aproximadamente 150 usuários


Prêmio
3º Lugar do 12º Concurso Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil, da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, entregue em 28/05/2007.


Equipe
Concepção do projeto: Gláucia Maria Mollo

Ônibus 1
Responsável: Gláucia Maria Mollo
Motorista: Hélio Marques

Ônibus 2
Responsável: Adriano Bueno da Silva
Motorista: José Carlos Gemin



Voltar ao Topo ▲

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados